quinta-feira, 3 de julho de 2008

Veja como foi o espetacular resgate dos reféns das Farc

  • Quem são: Ingrid Betancourt foi libertada das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia junto com três norte-americanos e mais outros 11 militares colombianos, segundo o ministro colombiano da Defesa, Juan Manuel Santos. Veja quem são os 15 libertados nesta quarta-feira . De acordo com o ministro, nenhum tiro foi disparado durante o resgate, que foi feito com a ajuda de três helicópteros. "Seguimos trabalhando na libertação dos demais seqüestrados. Apelamos para os atuais líderes das Farc para que não se deixem matar, liberem os outros seqüestrados e não sacrifiquem seus homens", disse o ministro em Bogotá. Os norte-americanos libertados são Thomas Howes, Keith Stansell e Marc Gonsalves, seqüestrados em 2003 quando realizavam uma missão antidrogas na floresta de Caquetá, no sudeste do país. Eles desembarcaram em uma base militar de San Antonio, no Texas.
  • Infiltrados na guerrilha: Segundo o ministro colombiano da Defesa, o Exército da Colômbia se infiltrou na cúpula das Farc para libertar os quinze seqüestrados, enganando dois rebeldes e fazendo com que eles acreditassem que iam a um encontro com o chefe máximo rebelde, Alfonso Cano.
  • Camisas de Che: Os militares que se fizeram passar por guerrilheiros para fazer o resgate se camuflaram de tal maneira que vários usavam camisetas com imagem de Ernesto Che Guevara e falavam como guerrilheiros.
  • Acordo: Ele disse que os militares infiltrados haviam feito um acordo com o comandante César, das Farc, para supostamente levar os cativos de helicóptero até o lugar onde estaria Cano, chefe da guerrilha desde maio passado, quando morreu Manuel Marulanda, o Tirofijo, fundador do grupo.
  • Presos: Cesar e outro rebelde, cujo nome não foi divulgado, foram presos. De acordo com o ministro, a operação começou a ser executava em fevereiro.

Nenhum comentário: