sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Só por alguns dias

Lá se vão alguns dias sem atualizar o Letras de Plantão. Intensidade e velocidade de trabalho que as próximas eleições estão impondo. Mas tem sido interessantíssimo e rico vivenciar e entrar no cenário da história política do país. Nossa que aprendizado! Peço desculpas aos leitores. Trabalhar remunerado é ainda preciso. O imenso prazer de estar e fazer o blog fica apenas adiado. Entre um mergulho e outro, com certeza buscarei fôlego por aqui. Perdão, portanto. Será por pouco tempo. Até porque, como diria Fernando Veríssimo, "Tudo volta tragicamente ao normal". Voltarei a qualquer momento!
Samuelita Santana Santana

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Dupla osso duro de roer

Do blog de Cláudio Humberto: Lula já tem a sua dobradinha para 2010: Dilma Rousseff e Geddel Vieira Lima. Chapa linha dura. 2010 promete!

Frase do Dia

“O babaca rico que já estudava não queria que o pobre tivesse a chance de estudar.”
Presidente Lula ao referir-se aos estudantes universitários críticos do Pro-Uni

Driblando a Lei Seca: Chopp sem álcool é o que há

A Femsa, proprietária das marcas Kaiser e Sol no Brasil, e a Ambev – Antarctica, Skol e Brahma – estão “apostando corrida” para colocar o primeiro chope sem álcool no mercado brasileiro. A Ambev anunciou para o fim do mês a entrada do chope Liber em São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto a Femsa se adiantou e vai fazer a variedade da Sol chegar a cinco capitais já nesta sexta-feira, 22. Nos primeiros 20 dias de agosto, em comparação com o ano passado, a alta já é de 110%. A Ambev também informou ter percebido a alta nas vendas da cerveja sem álcool Liber, que está no mercado brasileiro desde 2004. Em julho, de acordo com a companhia, as vendas da cerveja em lata Liber subiram 66% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Suspeitos sem algemas

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira,20, um projeto de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que restringe o uso de algemas nas ações policiais. A proposta, segundo ele, não conflita com a decisão do STF -Supremo Tribunal Federal que, na semana passada, aprovou uma súmula vinculante ordenando o uso de algemas em todo país. O texto aprovado no Congresso proíbe terminantemente o uso de algemas quando o acusado se apresentar espontaneamente à polícia; o uso de algemas como “castigo ou sanção disciplinar” ao acusado e a utilização das algemas por tempo excessivo, que nesse caso deve ser avaliado pelo agente policial.

Lei contra nepotismo afeta presidente do Senado

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), admitiu nesta quinta-feira, 21, que será um dos afetados pela decisão do STF - Supremo Tribunal Federal que proibiu o nepotismo nos três poderes. Garibaldi afirmou que terá de demitir um de seus parentes. Segundo a assessoria do senador, o parente seria um sobrinho de Garibaldi que trabalha em seu gabinete. “Eu vou ter de dispensar um parente meu que trabalha no gabinete e não sei da repercussão em outros gabinetes de senadores”, disse o presidente do Senado. “Na verdade, eu não esperava que a decisão a ser adotada tivesse a amplitude que teve. Agora é cumprir a decisão do Judiciário, e também aguardar os desdobramentos de como se deve proceder para cumpri-la”, afirmou Garibaldi.

Lula chama de "babacas" universitários críticos do Pro-Uni

Em um discurso exaltado, o presidente Lula criticou nesta quarta-feira, 20, em Juazeiro do Norte (CE), quem fala mal do ProUni-Programa Universidade para Todos, programa do Ministério da Educação que distribui bolsas de estudo a estudantes que não podem pagar cursos em universidades particulares. “Os babacas não percebiam que nós estávamos fazendo uma revolução na educação brasileira”, disse Lula, ao se referir aos que temiam que o programa estaria “privatizando a educação brasileira”. Em seguida, o presidente também classificou de “babacas” estudantes de instituições particulares que, segundo ele, reclamavam do maior número de estudantes por sala de aula. “O babaca rico que já estudava não queria que o pobre tivesse a chance de estudar.” Lula participou, no município cearense, da inauguração de campus da Universidade Federal do Ceará e da entrega de 5 mil títulos de regularização fundiária para agricultores da região. Ao lado do ministro da Educação, Fernando Haddad, o presidente prometeu colocar até o final do governo mais 400 mil jovens nas universidades e responsabilizou os governos anteriores por “duas gerações de jovens sem oportunidade”. G1

Brasilero morto no acidente aéreo da Spanair estava em lua-de-mel

O Itamaraty confirmou nesta quinta-feira que o brasileiro Ronaldo Gomes Silva está entre as vítimas do acidente com o avião MD-82 da companhia Spanair, que pegou fogo na quarta-feira durante a decolagem no aeroporto de Madri. Segundo a irmã, Rosana, o jovem de 25 anos havia se casado em julho na cidade de São Paulo com a cidadã espanhola Yanina Celisdibowsky, e ambos pretendiam passar a lua de mel atrasada nas ilhas Canárias. "Nossa embaixada na Espanha nos confirmou que havia um cidadão brasileiro entre as vítimas fatais, identificado como Ronaldo Gomes Silva. No momento, não temos informações adicionais sobre este passageiro", informou à AFP um porta-voz da chancelaria. O brasileiro é um dos muitos estrangeiros mortos na maior tragédia aérea da Espanha nos últimos 20 anos. Segundo informações provenientes das embaixadas, no vôo haveria ainda vítimas francesas, suecas, búlgaras, colombianas e talvez alemães.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Lula pede prioridade ao Congresso

O presidente Lula pediu aos seus aliados no Congresso Nacional durante a reunião do Conselho Político da Coalizão nesta terça-feira, 19, que priorizem a votação de três temas no segundo semestre: a reforma política, a reforma tributária e a criação do Fundo Soberano. O líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PT-PE), disse que o Fundo Soberano pode ser votado já no início de setembro pelos congressistas. Porém, o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), discordou do colega. “Eu acho difícil votar em setembro, porque o projeto de lei, mesmo com urgência, tem que passar por três comissões e vai receber emendas. Será muito difícil concluir os relatórios na semana que vem e levar ao plenário em seguida”, analisou o aliado. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, ponderou com os parlamentares aliados que o Fundo precisa ser aprovado para que entre em funcionamento e seja um dos instrumentos disponíveis para receber a arrecadação com a exploração de petróleo nas áreas do pré-sal. Lula pediu ainda que os parlamentares se concentrem na votação da reforma tributária que está sendo analisada pela Câmara desde março. A proposta ainda não foi aprovada na comissão especial criada para debater o tema. Informações do G1.
Foto: José Cruz / Agência Brasil

Tentativa de estupro na UFBa

Uma estudante da UFBa -Universidade Federal da Bahia sofreu uma tentativa de estupro na manhã desta terça-feira, 19. Segundo a delegada Vânia Matos, responsável pelo caso, a estudante estava sozinha quando um homem armado anunciou um assalto. Ainda de acordo com Vânia, o ladrão pediu que a aluna o acompanhasse por uma trilha onde tentou violentá-la. Depois de não conseguir, o ladrão fugiu. A delegada afirma que não há pistas do suspeito e um retrato falado já foi feito pela vítima. Segundo a polícia, a estudante foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exames de corpo de delito. Alunos da UFBA realizaram uma manifestação em frente à Reitoria, pedindo mais segurança na universidade.

Foi um sonho que passou....

    • Êta sonho adiado. Ronaldinho & cia. caíram diante da Argentina nesta terça-feira, no Estádio dos Trabalhadores em Pequim, de forma melancólica. Sob aplausos de Diego Maradona no Estádio dos Trabalhadores em Pequim, a equipe de Messi, Riquelme e Agüero devolveu o 3 a 0 da derrota para o Brasil na final da Copa América de 2007 e vai defender a medalha de ouro das Olimpíadas contra a Nigéria, sábado, no Ninho do Pássaro. Ao futebol brasileiro, resta torcer para a seleção feminina, que busca o título na quinta-feira, contra os Estados Unidos.
    • Quem foi ao estádio ver o duelo entre Messi e Ronaldinho acabou vendo o genro de Maradona brilhar: Agüero, que leva o nome da namorada Gianina Maradona na chuteira, fez dois gols e sofreu o pênalti convertido por Riquelme.
    • O time de Dunga perdeu a cabeça no fim do jogo e ainda teve dois jogadores expulsos por faltas violentas no volante Mascherano: Lucas e Thiago Neves.
    • Atual campeã olímpica, a Argentina encara a Nigéria no sábado, à 1h (de Brasília), na disputa pelo ouro. O Brasil volta a campo contra a Bélgica, sexta-feira, às 8h (de Brasília), em Xangai, para ver quem fica com a medalha de bronze.

Párem o jogo. A vara sumiu

O Comitê Organizador das Olimpíadas de Pequim (Bocog) enviou, nesta terça-feira, um ofício à missão brasileira, pedindo desculpas pelo sumiço da vara de Fabiana Murer durante as finais do salto do com vara. No documento, apesar de assumir o erro, o Bocog afirma que a brasileira tem parcela de culpa, e que deveria ter conferido seu material antes da prova. O ofício não convenceu o chefe do atletismo brasileiro em Pequim, Martinho Nobre: - Foi só meia desculpa, porque eles acabam responsabilizando a Fabiana - disse.
  • O Caso: Ao se preparar para saltar 4,55m, Fabiana percebeu que a vara que utilizaria para a tentativa não estava junto com as outras. Desesperada, a brasileira ficou parada na pista de salto durante alguns momentos, pedindo que a disputa fosse interrompida até que sua vara fosse encontrada.
  • A competição foi paralisada por alguns minutos, e Fabiana Murer aproveitou para procurar, sem sucesso, a vara nos tubos de outras atletas. A brasileira, enfim, decidiu não saltar os 4,55m e passar direto para os 4,65m. Ainda abalada, ela acabou derrubando o sarrafo nas três tentativas.
  • A vara apareceu: A vara só foi encontrada depois da prova, por volta das 23h30m (horário de Pequim), no depósito onde ficam as varas das eliminadas.

Deputado Álvaro Lins cassado e preso

Após se entregar à polícia, o deputado cassado e ex-chefe da Polícia Civil, Álvaro Lins (PMDB), deixou a sede da Polinter, na Zona Portuária do Rio, por volta das 22h15 desta terça-feira, 19, sem algemas, atendendo a uma decisão do STF -Supremo Tribunal Federal que restringe o uso das algemas no país. Segundo a polícia, o ex-deputado foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), no Centro da cidade, onde fez exames de corpo de delito. Em seguida, ele foi encaminhado para o presídio de segurança máxima Bangu 8, na Zona Oeste, onde também cumprem pena o ex-banqueiro Salvatore Cacciola e o também ex-chefe da Polícia Civil, Ricardo Hallak. Por volta das 21h40 desta terça-feira Álvaro Lins chegou à sede da Polinter acompanhado por seu advogado, Ubiratan Guedes. O ex-parlamentar teve a prisão preventiva decretada na última semana e estava foragido.
  • Quebra de decoro: Álvaro Lins teve o seu mandato cassado no dia 12 de agosto por quebra de decoro parlamentar. Ele responde na Justiça Federal pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, facilitação de contrabando e formação de quadrilha armada. Lins também é acusado de envolvimento com a máfia dos caça-níqueis.

Nado com emoção

Atual pentacampeã mundial, a russa Larisa Ilchenko se tornou nesta quarta-feira a primeira campeã olímpica de maratona aquática, prova de 10km. Em uma chegada emocionante no parque olímpico de canoagem e remo de Shunyi, Larisa superou no sprint final a dupla britânica Keri-Anne Payne e Cassandra Patten, que ficaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente. Após fazerem uma boa prova, as brasileiras Ana Marcela e Poliana Okimoto terminaram na quinta e sétima posições. A sul-africana Natalie du Toit, que usa uma prótese no lugar de uma das pernas, chegou em 16º.

Brasil vence o Brasil

Mais um favorito brasileiro está fora da briga pelo ouro nas Olimpíadas de Pequim. Desta vez, no entanto, a notícia não é ruim para o país, já que uma dupla verde-amarela vai brigar pelo título. Em sua melhor partida nos Jogos de Pequim, Márcio e Fábio Luiz derrotaram os atuais campeões olímpicos, Ricardo e Emanuel, por 2 a 0, parciais de 22/20 e 21/18. Agora, os vencedores vão disputar a final contra os americanos Rogers e Dalhausser, que passaram pelos também brasileiros Renatão e Jorge, representantes da Geórgia com os nomes de Geor e Gia. O duelo pelo ouro será realizado na próxima sexta-feira, à meia-noite (de Brasília). Já Ricardo e Emanuel disputam o bronze com os “georgianos” no dia anterior, às 22h.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Governo pressiona Congresso sobre reforma administrativa

O governo quer que o Congresso discuta de forma separada os temas da reforma política que pretende patrocinar após as eleições de outubro. O tema foi debatido na reunião de coordenação política do governo nesta segunda-feira (18) com o presidente Lula. O Governo pressiona Congresso sobre reforma administrativa. As propostas que serão defendidas pelo governo tratam do financiamento público de campanhas, voto em listas partidárias fechadas, fidelidade partidária, mudanças nas coligações para eleições proporcionais, endurecimento contra os “ficha suja” e cláusula de barreira para reduzir o número de partidos. Os ministros José Múcio (Relações Institucionais) e Tarso Genro (Justiça) serão os responsáveis por fazer este debate junto ao Congresso. O primeiro encontro deve acontecer até a próxima semana com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). A intenção de “fatiar” a reforma é evitar que se repita o que aconteceu no ano passado, quando a Câmara derrubou um texto que tratava do sistema como um todo.

Lula quer definição sobre o lixo nuclear

o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer uma solução definitiva para o lixo nuclear brasileiro em 60 dias. A proposta foi acertada em reunião nesta segunda-feira, 18, com dez ministros e integrantes de órgão técnicos do governo para debater a formatação de uma política nuclear nacional. Caberá ao Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, comandado pela ministra Dilma Roussef (Casa Civil), formatar a proposta que será entregue a Lula. O programa nuclear terá como carro-chefe a construção de Angra 3, que já tem licença prévia concedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). O Ministério de Minas e Energia espera a licença de instalação no início do próximo mês para dar início às obras. O principal entrave para a usina é o lixo, cuja solução é esperada para a concessão da licença de operação.
  • Na reunião desta segunda-feira foi apresentada uma solução desenvolvida por técnicos do governo para o lixo. A proposta resolveria o problema por um prazo de 500 anos. Presente na reunião, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que cobra uma solução definitiva para os rejeitos nucleares, não teria demonstrado objeção ao desenvolvimento da proposta.

Começa hoje o horário eleitoral gratuito na rádio e TV

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para as eleições municipais deste ano começa hoje, 19, O horário eleitoral será veiculado até 2 de outubro, três dias antes do primeiro turno das eleições. Para o TSE - Tribunal Superior Eleitoral, o horário eleitoral tem dois blocos de 30 minutos por dia, no rádio e na TV. No rádio, vai ao ar das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. Na televisão, será das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. Para prefeito, os programas serão transmitidos às segundas, quartas e sextas-feiras. Já o horário dos candidatos a vereador será veiculado às terças, quintas-feiras e sábados No primeiro turno, não haverá propaganda aos domingos.

Cena Olímpica

A brasileira Maurren Maggi vai disputar a final do salto em distância com chances reais de medalha de ouro. Nesta segunda-feira, no Ninho do Pássaro, ela garantiu presença na disputa por medalha ao atingir 6,79m, segunda melhor marca entre as 12 finalistas.

domingo, 17 de agosto de 2008

Menino de Ouro

O oitavo ouro consagrador não poderia vir tão fácil. O nadador americano de peito Brandon Hansen passou o bastão para Michael Phelps na terceira colocação. O fenômeno da natação, de apenas 23 anos, teria que provar .ais uma vez por que é o maior atleta olímpico da história. Nenhum problema. Desta vez, ele foi decisivo. Só com a sua tradicional e incrível virada colocou a equipe dos Estados Unidos na liderança da final do 4x100m medley, a última prova da natação nos Jogos Olímpico de Pequim. Agora era só Jason Lezak, que já havia “salvado a medalha no 4x100m livre”, segurar o australiano Eamon Sullivan e garantir o tão sonhado oitavo ouro de Phelps na competição. Foi sofrido, bem mais do que o previsto, mas Lezak bateu na frente, e Phelps se despediu da China como o maior campeão olímpico da história. Do G1

Aplausos para Daiane

Favorita ao ouro no solo em Atenas/2004, a gaúcha Daiane dos Santos decepcionou ao ficar na quinta colocação. Após sofrer com lesões em 2007, a ginasta se recuperou e surpreendeu quem não esperava uma boa apresentação nas Olimpíadas: se classificou para a final do solo e ajudou a seleção a disputar a decisão por equipes pela primeira vez. Aos 25 anos, ela comemora a oportunidade de escrever uma nova história nos Jogos Olímpicos. - Estou mais madura. Agora, terei outra oportunidade de disputar uma final olímpica e apagar o que aconteceu em Atenas. Estou muito feliz com o resultado da ginástica artística. Só de estarmos dentro da elite do esporte já é uma façanha. É muito bom ouvir dos treinadores e de pessoas ligadas ao esporte que as apresentações dos atletas brasileiros são dignas de medalhas – afirma a ginasta. G1

Choro brasileirinho em Pequim

A ginástica artística brasileira, que antes das Olimpíadas de Pequim era tida como uma das maiores esperanças de medalhas, e até de ouro, com Diego Hypolito e Jade Barbosa, não correspondeu totalmente às expectativas e perdeu as medalhas que eram tidas como certas. Diego e Jade, considerados favoritos no solo e no salto, falharam na hora da decisão e terminaram suas participações fora das três primeiras colocações.
  • Hypolito: Bicampeão mundial no solo, Diego desistiu da disputa do salto para se concentrar na sua especialidade, na qual era uma das maiores esperanças de ouro do Brasil. Após duas passadas bem-sucedidas, o brasileiro errou o último movimento, caindo e perdendo a chance de conquistar a inédita medalha olímpica na modalidade.
  • Jade: Para evitar erros na final do salto, ela preferiu evitar sua série de maior dificuldade. Mas não conseguiu escapar de quedas em suas duas apresentações, que lhe renderam a nota 14.487 e o sétimo lugar.
  • Confira a classificação final do solo: 1 - Hong Su-Jong (COR) – 15.650 2 - Oksana Chusovitina (ALE) – 15.575 3 - Fei Cheng (CHN) – 15.562 4 - Alicia Sacramone (EUA) – 15.537 5 - Ariella Kaslin (SUI) – 15.050 6 - Carlotta Giovannini (ITA) – 14.550 7 - JADE BARBOSA (BRA) - 14.487 8 - Anna Pavlova (RUS) - 7.812

sábado, 16 de agosto de 2008

Não dá pra largar o osso

Não é demais lembrar que ser Vereador, pelo menos em Salvador, deve ser bom demais. Ninguém quer levantar o bumbum da cadeira. Apenas um único vereador da atual Câmara, o "demo" Agenor Gordilho não concorre à reeleição. Dos 41 edis, 40 não querem deixar de embolsar o salário mensal de R$ 7.100 mensal e outras tantas verbas, prestígios e mordomias.

Ministros "reforçam " campanhas do PT em Salvador e Curitiba

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, participou de caminhada do candidato do PT à Prefeitura de Salvador, Walter Pinheiro, em encontro com lideranças comunitárias. OPresidente Lula liberou ministros para participar de campanhas.
Foto: Fernando Amorim/Agência A Tarde/AE
A ministra Dilma Rousseff foi a Curitiba para participar de ato da campanha de Gleisi Hoffmann (PT); o ministro Paulo Bernardo, marido de Gleisi, acompanhou o evento.
Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo/AE

Marta sai na frente com 41% e deixa Alckmin lá trás

Pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira, 15, mostra que a candidata Marta Suplicy (PT) subiu sete pontos percentuais em relação à pesquisa anterior e soma 41% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Geraldo Alckmin (PSDB) caiu cinco pontos percentuais, passando de 31% para 26%. Paulo Maluf (PP) permanece com o mesmo percentual do levantamento anterior (9%). Já o atual prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), oscilou negativamente de 10% para 8%.
  • O Ibope ouviu 805 eleitores na cidade de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa contratada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de São Paulo,

Desfecho de uma política que se quer elegante

A Federação dos Trabalhadores do Estado da Bahia promove um debate entre os prefeituráveis de Salvador, o candidato do PMDB não aparece, os asessores do "demo" ACM Neto tiram foto da cadeira vazia de João, distribui pra imprensa, a imprensa publica e os assessores "espertinhos" levam a maior bronca do chefe. Se repetirem o procedimento vão pro olho da rua. É isso aí. Nada de marquetagem de terra arrasada.

Ouro improvável

César Cielo é ouro nos 50m livre e faz história. O Brasil é campeão olímpico numa piscina pela primeira vez. Cielo arregalou os olhos dentro dos óculos e olhou para o placar. Viu o número 1 ao lado de seu nome. Vinte e um segundos e trinta centésimos - novo recorde olímpico. Em segundo lugar chegou Leveaux, quinze centésimos atrás (21s45). Em terceiro, Bernard (21s49). O oitavo colocado, o sueco Stefan Nystrand, cravou 21s72, 42 centésimos atrás de Cielo, menos de meio segundo, um piscar de olhos.

Luto na Bahia, no mar e no tempo: Morre Dorival Caymmi

Dorival Caymmi morreu na manhã deste sábado, 16, aos 94 anos, em sua casa, em Copacabana. Ele sofria de insuficiência renal e teve falência múltipla dos órgãos. Caymmi lutava contra um câncer renal desde 1999 e permanecia em internação domiciliar desde dezembro de 2007. O músico nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 30 de abril de 1914. Ele deixa mais de cem composições, entre elas ‘Eu não tenho onde morar’, ‘Maracangalha’, ‘O que é que a baiana tem?’ e ‘Rosa Morena’. O cantor era casado há 68 anos com a cantora Stella Maris e deixa três filhos, Dori, Nana e Danilo, também músicos, além de sete netos e cinco bisnetos.

  • Tristeza Nacional: Por meio de nota oficial divulgada neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter recebido com tristeza a notícia da morte do cantor.
  • Luto na Bahia: O Governo da Bahia decretou luto oficial de três dias.
  • Homenagem no Rio: O prefeito do Rio, Cesar Maia, anunciou homenagem a Caymmi, que vai dar nome a uma rua no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio.
  • Sepultamento: Deve acontecer na tarde de domingo, no cemitério São João Batista, na Zona Sul. A família aguarda a chegada de Dori Caymmi, filho do compositor, que mora em Los Angeles, nos EUA, para definir o horário do enterro.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

STF não quer suspeitos algemados e expostos

O STF - Supremo Tribunal Federal continua disposto a "blindar" supeitos de crimes. Depois de proibir as algemas, o Supremo batalha agora para proibir que policiais promovam a exposição de presos na imprensa, independente do crime. "A algema é apenas uma metáfora", é o que acha o presidente da Corte, Gilmar Mendes. Ele defende que a exposição de presos viola a idéia da presunção de inocência e a idéia da dignidade da pessoa humana".

Hoje é o Dia do Solteiro.

Nesta sexta-feira, 15 de agosto, alguém decidiu que é o Dia do Solteiro. Há quem ache bom estar só, livre e solte para investir. Mas a maioria quer mesmo é sair da solidão e achar uma interesante "cara metade" pra animar a vida. Para esses, os "especialistas" dão algumas boas dicas:
  • Nunca passe o número errado. Pode dar certo.
  • Não custa nada telefonar e matar logo a dúvida se vai rolar a saída ou não.
  • E a melhor tática para garantir uma conquista ainda continua sendo aquele irresistível olhar arrasador.

Semi-preciosa: Jade entre as dez melhores do mundo

Pela primeira vez, o Brasil tem uma ginasta entre as dez melhores do mundo no individual geral. Apesar de ter caído no solo e no salto, Jade Barbosa garantiu o décimo lugar na decisão, com 59.550 pontos, superando o 12º lugar de Daniele Hypolito em Atenas-2004. Também estreante, Ana Cláudia Silva somou 56.875 e terminou na 22ª posição. A americana Nastia Liukin garantiu a medalha de ouro com 63.325. A prata ficou com a compatriota Shawn Johnson (62.725) e o bronze, com a chinesa Yilin Yang (62.650). Apesar da queda no solo, teve que arriscar no salto e acabou caindo novamente. Nada que abale a sua confiança para disputar a final do aparelho, no próximo domingo, às 9h15m (de Brasília). .Além de Jade, o Brasil ainda tem boas chances de subir ao pódio com Diego Hypolito e Daiane dos Santos, que lutam por uma medalha no solo, também no domingo, às 7h e 7h45m, respectivamente. G1.

Futebol feminino do Brasil dá show e vai paras as semifinais

Para furar uma zaga fechada, chute de fora da área. Para vencer a força física, agilidade. A seleção brasileira feminina soube usar essa receita nesta sexta-feira para bater a Noruega por 2 a 1, em Tianjin, e garantir sua vaga nas semifinais do torneio de futebol das Olimpíadas. Em sua melhor atuação até aqui na China, o time de Jorge Barcellos abriu o placar com uma bomba de Daniela Alves no primeiro tempo. Na etapa final, apostando nos contra-ataques, contou com a velocidade e esperteza de Marta, que antecipou-se a um recuo da defensora Marit Fiane para roubar a bola e tocar por cima da goleira. O time diminuiu o ritmo e sofreu um gol de pênalti, aos 37, de Nordby. Informações do G1.
  • O Brasil vai enfrentar na semifinal, segunda-feira, o vencedor do confronto entre Suécia e Alemanha, que ocorre ainda nesta sexta, às 10h (de Brasília), em Shenyang. Na primeira fase, as brasileiras empataram em 0 a 0 com as alemãs. Vale lembrar que a Alemanha bateu o Brasil na final da última Copa do Mundo

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Em cima do muro: Geórgia pede aos EUA que escolha de que lado vai ficar

O ministro russo de Relações Exteriores, Sergei Lavrov , disse nesta quarta-feira, 13, que os Estados Unidos precisam escolher entre a parceria com Moscou e a parceria com a liderança da Geórgia, que ele descreveu como um "projeto virtual". A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, exigiu que a Rússia interrompa "imediatamente" suas operações militares na Geórgia. Ela afirmou que, se a Rússia violou de fato a trégua, como parecem mostrar os fatos, o país vai enfrentar um "isolamento maior". A secretária vai a Tbilisi, a pedido de Bush, para expressar o apoio americano à Geórgia e ajudar a negociar um acordo. Rice também pediu a Moscou que respeite a operação humanitária lançada pelos Estados Unidos.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A modéstia do imbatível Michael Phelps

Mesmo depois de conquistar o título de maior recordista de ouros olímpicos, Michael Phelps acredita que ainda pode perder. Com discurso modesto, a estrela americana comemorou de forma comedida o novo feito histórico. Em Pequim, ele já garantiu cinco medalhas e cinco recordes mundiais (200m livre, 200m borboleta, 200m medley e os revezamentos 4x100m livre e 4x200m medley).

Primeiro Tempo: Brasil 1 X China 0

A torcida vibra com o passe de Ronaldinho finalizado por Diego. A bola ainda vai rolar em segundo tempo.

Presidente da Geórgia aceita acordo "modificado" de paz

O presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, disseram na nesta desta terça-feira ,12, que chegaram a um acordo "modificado" para o plano de paz entre Rússia e Geórgia. As mudanças, segundo eles, foram aprovadas pelo presidente da Rússia, Dimitri Medveded, com quem Sarkozy, atual presidente da União Européia, havia se reunido antes. Entre as mudanças, está a retirada da referência a conversações sobre o futuro status da região separatista da Ossétia do Sul, pivô do conflito entre os dois países.

Brasieliras "georgianas" ofendidas por adversárias russas em Pequim

As brasileiras Cristine Santanna e Andrezza Chagas, que defendem a Geórgia com os nomes de Saka e Rtvelo, se viram envolvidas no meio da guerra entre a república e a Rússia nesta quarta-feira. Após vencer Uryadova e Shiryaeva por 2 a 1, a dupla foi pega de surpresa pelas adversárias na área para entrevistas. - Elas nem são georgianas – disparou Shiryaeva, quando as duplas se dirigiram à imprensa depois do jogo, segundo informações do jornal inglês “The Guardian”. Presente no local, o presidente da Federação Georgiana de Vôlei, Levan Akhvlediani, não pensou duas vezes para responder. - Pobres perdedoras. As russas deveriam ir para casa – retrucou.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Prestação de contas: A força da grana também define posições

E a força da grana que ergue e destrói coisas belas continua dando as cartas. Quem tem grana constrói visibilidade, projeta imagem (mesmo que não tenha) e corre com chances de subir ao pódio. Quem nao tem, quase sempre perde o jogo sem conseguir alcançar o interruptor que acende os holofotes da evidência, da paparicação da mídia e do interesse do público. O TSE -Tribunal Superior Eleitoral divulgou a prestação de contas dos candidatos a prefeito de Salvador. O tucano Antônio Imbassahy já esbanjou cerca de R$ 1 mi. Hilton Coelho, do PSOL (algúem tem visto ele por aí), gastou míseros, sugundo suas contas, R$ 600. João Henrique (PMDB), gastou até agora R$ 443.113,72, o "demo" ACM Neto R$ 238.182,48 e o petista Walter Pinheiro R$ 141.273,95.

Rússia não cede ao confronto com a Geórgia

O embaixador da Rússia para as Nações Unidas, Vitaly Churkin, disse ONTEM, 11, que a Rússia não votará no Conselho de Segurança da ONU a favor do cessar-fogo no conflito com a Geórgia. A França apresentou ao conselho uma proposta de resolução que pede o fim imediato das hostilidades entre Rússia e Geórgia e o retorno de todas as forças dos dois países à posição que ocupavam antes do confronto, iniciado no último dia 7 depois que tropas georgianas invadiram a região separatista da Ossétia do Sul. "Nossa intenção é deter e pôr fim a esse conflito", disse o embaixador-adjunto da França para a ONU, Jean-Pierre Lacroix, nesta segunda, ao fim da quinta reunião do conselho sobre a situação na Geórgia.
  • EUA reage: Como a Rússia é um dos cinco membros permanentes do conselho, ela tem direito de veto.Mais cedo, o presidente dos EUA, George W. Bush, pediu que a Rússia "reverta o curso" de sua ação militar na Geórgia . Segundo Bush, as atitudes da Rússia em relação à região podem afetar as relações entre russos e norte-americanos.

Foto: Reuters

Brasil no páreo

Momento verde-amarelo do vôlei.
Foto: Reuters

Lances Olimpícos

Leonas vibram mas no final acabam empatando no hoquei de grama
Foto: Efe

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

As gatas de Pequim

Animadoras dançam nas areias do vôlei de praia.
Foto:G1

Ciro admite: vai disputar a presidência da República contra o neoliberalismo

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) admitiu entrar na disputa presidencial de 2010, caso se viabilize uma candidatura que represente um projeto "neoliberal" de governo. "Quem já foi candidato duas vezes não pode andar mentindo, dizendo que não é candidato. Eu, provavelmente, posso ser candidato em 2010, dependendo de algumas circunstâncias que ainda não estão dadas", disse ele, em caminhada ao lado de sua ex-mulher e candidata a prefeita, Patrícia Saboya (PDT), no sábado. Uma dessas circunstâncias, segundo Ciro, é a necessidade estratégica de dar continuidade ao projeto político em curso no Brasil. "Se a ameaça for voltar a coalizão neoliberal que representa aquele arco de forças que sustentou o governo Fernando Henrique Cardoso, se estiver em risco essa possibilidade e uma candidatura minha ajudar o país a não dar para trás, eu serei candidato", declarou.

Petrobrás bate recorde em lucro: R$ 8,78 bilhões

A Petrobras registra um lucro recorde de R$ 8,78 bilhões no segundo trimestre de 2008. O lucro representa uma alta de 29% em relação ao resultado registrado há um ano, de R$ 6,8 bilhões. O resultado ficou acima da previsão média dos analistas de mercado, que era de algo próximo de R$ 7,9 bilhões. O lucro do 2º trimestre também supera os R$ 8,141 bilhões obtidos no quarto trimestre de 2005, recorde da companhia até então para períodos de três meses.

Inflação comportada. Para o ministro Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje, 11 que está "satisfeito" com o crescimento menor dos preços, conforme registrado nas últimas semanas, mas acrescentou que o governo não pode "descuidar" deste assunto. "Estou muito satisfeito com a redução da inflação em praticamente todos os índices de atacado e varejo. Significa que esse processo de alta das 'commodities' [produtos básicos com cotação internacional, como alimentos, aço e petróleo] está sendo revertido. Isso vai fazer com que a nossa inflação possa caminhar mais rapidamente para o centro da meta", disse Mantega a jornalistas após reunião do Conselho da Petrobras, em Brasília.
  • As Metas: Pelo sistema de metas, que tem como referência o IPCA, o Banco Central tem por objetivo fazer com que a inflação fique mais próxima possível do centro da meta. Para este ano e para 2009, a meta central de inflação é de 4,5%, com intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode oscilar entre 2,50% e 6,50% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Cartilha orienta aposentados contra golpe financeiro

A polícia do Piauí está distribuindo uma cartilha para orientar os aposentados a se prevenir contra crimes financeiros. Quadrilhas estão aplicando golpes, principalmente na zona rural. Segundo a polícia, as quadrilhas agem nos Estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Os estelionatários costumam abordar os idosos em casa ou no meio da rua. Eles se passam por vendedores ou funcionários do governo federal. Convencem os aposentados a entregar todos os documentos, inclusive o cartão de beneficio da Previdência Sócia. De posse dessa documentação eles realizam os empréstimos e ficam com o dinheiro.

Incêndio devasta casa. Crianças se salvam

Um incêndio destruiu por completo uma casa nesta segunda-feira,11, em Joinville (SC). Apenas a parte de alvenaria ficou de pé. Quatro crianças que estavam sozinhas no imóvel conseguiram deixar o local antes que as chamas se espalhassem. Ninguém ficou ferido. A avó das crianças, Maria Lêda de Souza Amorim, de 47 anos, abrigou os netos. Segundo Maria, a filha de 27 anos, Lediane Amorim da Silva, morava sozinha com os filhos e tinha saído para trabalhar às 7h, enquanto as crianças dormiam. Ela é funcionária de uma rede de lanchonetes e vivia na casa, que é alugada, há três meses. As causas do incêndio serão investigadas, segundo os bombeiros.
Foto: Pena Filho/Ag.RBS/AE

Irmão do esquartejador chega ao Brasil

O irmão de Mohammed D'Ali Carvalho dos Santos, que confessou o assassinato da jovem inglesa Cara Marie Burke, desembarcou no início da noite desta segunda-feira,11, no aeroporto de Goiânia. Bruce Lee morava em Londres com a mãe e veio ao Brasil para dar assistência ao irmão, que está preso desde o dia 31 julho. Segundo uma amiga da família, Ivany Carvalho dos Santos, mãe de Mohammed, também teria vindo ao Brasil. Ela não foi vista ao lado do filho no aeroporto. A informação também não foi confirmada pelos advogados da família. Informações do G1.
  • Laudos: O Instituto de Criminalística de Goiânia deve concluir os dois laudos de DNA sobre a morte e esquartejamento de Cara Marie até quarta-feira (13). Os documentos serão incluídos no inquérito policial.
  • O traslado do corpo de Cara Marie para a Inglaterra deve ser feito nesta semana. O custo do transporte deve ser pago por uma doadora inglesa, que teria ficado comovida com a dificuldade financeira da família em levar o corpo da vítima de Goiânia para Londres.

Foto: Renato Conde/Focal/AE

Vingança olímpica

O jornal português Bola divulgou nesta segunda-feira, 11, uma entrevista com o judoca Pedro Dias, algoz do brasileiro João Derly nos Jogos de Pequim. O atleta, que acabou eliminado na luta seguinte, afirmou que "humilhou" Derly porque tinha contas . O brasileiro teria saído com a sua namorada quando os dois eram amigos. - É bicampeão mundial, era apontado por todo mundo como favorito e eu não ganhei apenas, Derly foi humilhado no tatame, humilhado por mim. Tinha contas a ajustar com ele. Uma vez, em São Paulo, fui às compras com a mãe dele e mais tarde vim a saber que, enquanto isso, ele estava com a minha namorada. Ele me traiu. Pedro Dias explicou que a sua comemoração depois da vitória sobre Derly foi uma homenagem para a sua nova namorada, uma brasileira que mora em Portugal. Pedro Dias foi eliminado.
Foto: Dorly inconsolável

Parto por telefone

O soldado André Batista Vaskoski Raphaelli, de 25 anos, realizou o parto da recicladora Elaine Ribeiro Wogt, de 40 anos, na manhã desta segunda-feira,11, em Porto Alegre. O marido da gestante foi até a 4ª Companhia do 20º BPM pedir socorro, pois a mulher não teria tempo de chegar ao hospital. Ao entrar na casa, o soldado encontrou Elaine no sofá, muito nervosa. Ela estava preocupada porque o bebê já estava nascendo e entrou em desespero ao perceber que o filho não chorava. Foi nos braços do soldado que o bebê, um menino, chorou pela primeira vez. Por telefone, um médico do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência deu as orientações sobre como o soldado devia proceder para cortar o cordão umbilical. Na tarde desta segunda-feira, o soldado e o bebê, que ainda não teve o nome escolhido, se encontraram na maternidade do Hospital Conceição. O bebê passa bem. G1
Foto: Cynthia Vanzella/Diário Gaúcho/Ag.RBS

Humor mal interpretado

A seleção espanhola de basquete esbanjou bom humor em anúncio publicado no país. Os jogadores 'puxaram os olhinhos' na pose. Mas o tablóide "The Sun" viu uma atitude racista na peça e relembrou os insultos sofridos por Lewis Hamilton em um teste da Fórmula 1 no circuito de Barcelona no início do ano.

Medalha de bronze com marcas e mordida

Leandro Guilheiro ganhou o segundo bronze olímpico de sua carreira com uma vitória impressionante sobre o iraniano Ali Malomat. Mas ele admite que a luta que ele mais está com vontade de rever é a derrota para o sul-coreano Kichun Wang. Segundo ele, uma verdadeira guerra. - A gente se esfregou bastante. Eu saí com o rosto todo marcado e ainda levei uma mordida. Quando tentei um estrangulamento, ele tascou uma dentada no estilo Mike Tyson. E ele também saiu com o rosto arrebentado e com dores na costela, que o prejudicaram na final - diz ele. Wang terminou com a medalha de prata ao perder a decisão para Elnur Mammadli, do Azerbaijão. Apesar das marcas, Leandro não reclamou do adversário. Disse que a luta foi aberta, um exemplo de dois adversários atacando o tempo todo. Ele também contou que não se abalou com a perda da chance de ouro olímpico. Do G1
Foto:André Amaral / Globo Esporte

Aos leitores

Problemas técnicos no envio das postagens retardou nossa atualização. Já regularizada. Perdão pela falha.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Wagner chama de "rídicula" a polêmica da blindagem de carro. E é rídicula mesmo

O governador Jaques Wagner tem razão. É rídicula a polêmica criada em torno da blindagem de um veículo para o Estado. Um Estado do porte da Bahia, que recebe governantes e ilustres visitantes nacionais e internacionais, ter uma veículo lindado é uma questão de segurança. Sem falar que o próprio Governador do Estado, pode muito bem utilizar um veículo do tipo, sem que isso represente ofensa ou exagero. A segurança de governantes, seja de que naipe for, deve ser tratata com responsabilidade, critério e sigilo. É uma besteira só esse clima psudo-fiscalizador de uma oposição que se revela provinciana, reproduzida e alimentada por uma mídia tão provinciana quanto.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

João Henrique alfineta Ibope

O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, João Henrique (PMDB), torceu o bico para a pesquisa do Ibope que mostra seu percentual ladeira abaixo. Para JH a pesquisa não reflete a realidade, já que o universo pesquisado é ínfimo em relação ao número de eleitores. JH cita a eleição do governador Jaques Wagner como emblemática. “Não estou preocupado. Se pesquisa ganhasse eleição, Wagner não teria sido eleito. Acredito nas urnas.

Bem lembrado

Declaração do candidato petista à sucessão de Salvador, Walter Pinheiro, referindo-se à pesquisa divulgada pelo Ibope e que o coloca em franca descida:
“Esse é o mesmo IBOPE que dava Paulo Souto com 65% e Wagner com menos de oito no início da campanha para governador. Estou confiante é nas urnas”.

A corrida de Salvador: ACM Neto e Imbassahy lideram. João e Pinheiro caem

A pesquisa é do Ibope em parceria com a TV Bahia: ACM Neto (DEM) está com 29%, Antonio Imbassahy (PSDB) vem com 27%, João Henrique (PMDB), desceu para 15%, e Walter Pinheiro (PT) para 6%. Hilton Coelho, do PSOL, nem aparece. Para o segundo turno, Imbassahy aparece com 40% contra 36% de ACM Neto. Na simulação com João Henrique, Imbassahy lidera com 48% contra 24% de João Henrique. ACM Neto aparece com 48% quando confrontado com João Henrique (21%) no segundo turno. O instituto ouviu 602 pessoas, entre os dias 2 e 4 de agosto.
Foto: BH