segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Santa Catarina: alagamento e morte

Sobe para 59 o número de mortes registradas pela Defesa Civil em Santa Catarina. De acordo com o relatório divulgado na noite desta segunda-feira , 24, as fortes chuvas que atingem o estado já deixam mais de 42 mil pessoas desalojadas. No início da tarde, esse número correspondia a pouco mais de 22 mil pessoas. O município que mais registrou mortes foi Ilhota (15), seguido por Blumenau (13). Brusque (1), Gaspar (10), Jaraguá do Sul (6), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (4), Rancho Queimado (2), Benedito Novo (2) e Rodeio (4) também registraram óbitos. O número de municípios isolados em Santa Catarina subiu para oito (São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo). G1.
  • A companhia de energia informou que cerca de 160 mil pessoas estão sem energia elétrica, o abastecimento de gás está interrompido em Guaramirim, até o Rio Grande do Sul.
  • Aulas suspensas: as nidades escolares que estão servindo de abrigo à população. De acordo com o Governo de Santa Catarina, não há previsão de retomada das aulas.

Foto: Agência RBS

Estranho no ninho

Paulo Souto, ex-governador da Bahia, linha carlista light e atual DEM, no ninho tucano? Dizem as línguas da imprensa nacional e local. Paulo Souto criando asas e rumando para o PSDB. Vamos ver.

sábado, 22 de novembro de 2008

Movido a etanol

O presidente Lula olha o cockpit de um avião movido a etanol feito pela Embraer durante a conferência de Biocombustíveis.
Foto: Maurício Lima/AFP

Confusão filantrópica

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou nesta sexta-feira, 21, que espera uma solução até a próxima semana do imbróglio criado com a devolução da Medida Provisória 446, que dá benefícios tributários a entidades filantrópicas e anistiava instituições sob suspeita de fraude. Garibadi lembrou que o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), está trabalhando em um novo texto para tentar resolver o problema.
  • O X da questão: O principal questionamento em relação à MP 446 é a renovação automática dos certificados das entidades filantrópicas para todas as instituições, inclusive as que estão respondendo a processos e tiveram negada a renovação do certificado em primeira instância.
  • Reforma tributária: O presidente do Senado afirmou ainda que será “muito difícil” a Casa conseguir votar neste ano a reforma tributária. O projeto foi aprovado nesta semana em comissão especial na Câmara e precisa ser votado duas vezes em plenário antes de seguir para a avaliação do Senado. Garibaldi não descartou realizar uma convocação extraordinária em janeiro para votar o projeto, mas lembrou que isso só aconteceria se houvesse consenso. “A convocação extraordinária é feita dentro daquelas alternativas do regimento. Pode ser que se faça isso em função da reforma tributária, mas só se tiver consenso, o que é difícil”.

O injustiçado

Cassado pelo TSE - Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder e compra de voto, condutas vedadas aos agentes públicos, o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), disse nesta sexta-feira, 21, em João Pessoa, que foi vítima de "um profundo equívoco de decisão judicial" e que vai recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal. Cunha Lima afirmou que foi condenado por crime que não cometeu, mas que "a história vai reparar tudo isso". "2008 ficará na história como o ano que teve o maior equívoco judicial, porque fui condenado por aquilo que não fiz". Aliado do presidente Lula, o senador José Maranhão (PMDB), que ficou em segundo lugar na eleição de 2006, aguarda a publicação do acórdão do TSE para assumir o governo da Paraíba, com o vice, Luciano Cartaxo (PT), outro aliado do Palácio do Planalto.

Lula ainda não convidou Dilma para a presidência

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta sexta-feira, 21, que o presidente Lula ainda não a convidou para concorrer ao cargo de presidente da república em 2010. Questionada se aceitaria um possível convite, Dilma frisou que não faria "raciocínio sobre hipóteses". "Qualquer consideração a respeito daria origem a um tipo de avaliação que não está madura. Quando chegar a hora, trataremos dessa questão", disse. Apesar de não fazer conjecturas a respeito da sucessão de Lula, Dilma ponderou que a participação de mulheres em cargos de destaque ao redor do mundo é algo crescente. "Foi-se a época em que a mulher era considerada uma cidadã de segunda qualidade e que, portanto, só podia participar de algumas atividades. O século XXI é o século dos negros e das mulheres e acho que isso vai ser muito bom para o mundo".
  • LULA PENSOU, MAS NÃO FALOU: O presidente disse em entrevista ao jornal italiano "Corriere Della Sera" publicada na quinta-feira, 13, que pensa na ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, como um nome para disputar as eleições em 2010 pelo PT e que ela poderia ser "uma boa candidata" à Presidência da República. "Só decidiremos no próximo ano. Haverá um debate interno no Partido dos Trabalhadores, o meu partido. E no final apresentaremos o nosso candidato. Eu, na verdade, já tenho um nome em mente: o de Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil do governo. Ainda não falei com ela, mas acredito que poderia ser uma boa candidata", afirmou.

Conselho do Sebrae tem novo presidente

Gente nova no Conselho Deliberativo do Sebrae da Bahia. A eleição foi na manhã desta sexta-feira, 21, e quem assume a presidência agora é João Martins da Silva Júnior. O novo diretor administrativo-financeiro é Antônio Marcos Lima de Almeida. Também foram reconduzidos aos cargos de superintendente e diretor-operacional, Edival Passos e Paulo Manso Cabral, respectivamente. A posse será em janeiro do ano que vem. O novo presidente do Conselho do Sebrae para o biênio 2009/2011, João Martins da Silva Júnior, é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) e irá suceder o atual presidente Carlos Amaral, presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia. O diretor administrativo-financeiro eleito Antonio Marcos Lima de Almeida é economista e funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde atualmente exerce o cargo de gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS).

Polícia atira em carro com cinco mulheres em Salvador. Por absoluto "engano"

Uma mulher foi baleada por uma equipe da Polícia Militar, que realizava um bloqueio em Salvador na noite de quinta-feira, 20. Outra mulher e uma criança de 7 anos foram atingidas por tiros de raspão. As três estavam em um veículo, que também levava duas adolescentes, de 15 e 16 anos. As jovens tiveram apenas escoriações. Em nota divulgada pela Polícia Militar, a equipe afirmou que montou a barreira na rua após ouvir um alerta de furto de veículo pelo rádio. Segundo a polícia, o carro ocupado pelas mulheres teria furado o bloqueio, o que fez com que os policiais disparassem contra o veículo. Ainda de acordo com a nota, ao perceber que os ocupantes eram mulheres, os policiais prestaram socorro. As mulheres e a criança foram atendidas no Hospital São Rafael. A mulher que foi atingida por um tiro de raspão e a criança já tiveram alta, mas a outra segue internada, sem risco de morte. O Comando Geral da Polícia Militar informou que os policiais que participaram da ação foram afastados. A Corregedoria Geral instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do fato.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Supremo grampo

O Supremo Tribunal Federal - STF e a CPI dos Grampos na Câmara dos Deputados devem receber nesta terça-feira, 18, a gravação de uma conversa entre o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz e a cúpula da PF sobre a atuação na Operação Satiagraha. Durante a Satiagraha, deflagrada em julho, foram presos o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, e executivos do banco, além do megainvestidor Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, suspeitos de crimes financeiros. Dantas também responde por supostamente ter tentado subornar um delegado para seu nome sair da investigação. Para o STF, a conversa entre Protógenes e seus superiores mostra que o gabinete do presidente do tribunal, ministro Gilmar Mendes, foi monitorado. Na gravação, de quase três horas, Protógenes, que comandou a operação, dá explicações a seus superiores sobre os métodos utilizados na Satiagraha. Num trecho, Protógenes diz que sabia que um HC, abreviação de habeas corpus, que poderia beneficiar investigados na operação, estava sendo preparado no STF

Lula vai fazer reivindicações a prefeitos eleitos

O presidente Lula disse, nesta segunda-feira,17, que a tradicional reunião com os prefeitos de todo o Brasil não será apenas para receber uma pauta de reivindicações. O presidente destacou que, desta vez, será ele quem vai apresentar uma lista de prioridades aos administradores municipais. Lula afirmou, durante a assinatura de termos de adesão ao Bolsa Atleta, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, que, além de sugerir aos prefeitos medidas para acabar com o analfabetismo em todo o país, também vai reivindicar que eles priorizem políticas públicas para desenvolver o esporte. De acordo com o presidente, ele quer fazer uma "pauta" para os prefeitos. "Cada prefeito, se quiser, pode ter uma pequena Bolsa Atleta e criar condições para desenvolver talentos. É apenas uma questão de querer, de definir como prioridade”, afirmou. Lula disse que muitos campos de futebol ficam fechados durante toda a semana e poderiam ser utilizados para a prática de esportes. Dirigindo-se ao governador de São Paulo, José Serra, o presidente perguntou quantas escolas em todo o país ficam fechadas durante o fim de semana, o que impede o uso pela população. Do G1
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

Gestão de qualidade: município de Alagoinhas inaugura nova fase

Competência e ética nortearam a escolha de secretários, assessores e diretores que formam o time de frente da nova administração de Alagoinhas.
O prefeito eleito de Alagoinhas, Paulo Cezar (PSDB), anuncia nesta quinta-feira, dia 20, os nomes dos titulares que ocuparão as secretarias, autarquias e órgãos de assessoramento do seu governo. O anúncio do time de primeiro escalão da nova administração municipal, que assume junto com o prefeito no dia primeiro de janeiro de 2009, será anunciado em entrevista coletiva à imprensa, a ser realizada no plenário da Câmara de Vereadores. A coletiva será transmitida ao vivo, a partir das 7 horas através das rádios Digital 96 FM, da Catuense 93 FM e da rádio Nova AM. Além da imprensa local, participarão como convidados do prefeito eleito Paulo Cezar representantes de partidos políticos, de entidades empresariais e civis, além de parceiros e colaboradores. “Estamos inaugurando uma nova fase na história político-administrativa do nosso município e este momento é de significativa importância para todos nós”, ressalta com entusiasmo o novo prefeito. Paulo Cezar faz questão de informar que a qualidade executiva, da competência, a ética e da seriedade foram os critérios que nortearam a escolha da sua equipe de governo. Ele participou de reuniões com segmentos da sociedade, consultou colaboradores e sua base política, com o intuito de tornar o mais democrático possível o processo de composição dos primeiro e segundo escalões. O prefeito eleito se reuniu, por exemplo, com representantes das entidades empresariais de Alagoinhas, com o objetivo de avaliar conjuntamente o nome do secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. A ação resultou na elaboração de uma lista tríplice encaminhada ao prefeito, que escolheu dos nomes sugeridos, o novo titular da pasta.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Papai Noel não pode fumar nem blasfemar

Atenção Papais Noéis. Vocês estão proibidos de fumar e xingar durante o trabalho. As regras estão no Estatuto que tem como objetivo criar um 'selo de qualidade' na prestação de serviços. A idéia surgiu de um grupo de Papais Noéis de Berlim e do estado de Brandeburgo que emitiu um código de conduta que proíbe seus membros de fumar e blasfemar enquanto distribuem os presentes de Natal. "Papai Noel não pode fumar enquanto estiver com sua roupa natalina", afirma a organização, em comunicado. Além disso, evitarão xingar ou mostrar mau humor quando chegarem às casas para distribuir os presentes, ou em qualquer outra situação que os identifique com a função. "Papai Noel deve contribuir para a harmonia, a bondade e as boas maneiras", afirma o grupo, que estabelece também normas claras sobre como deve ser o vestuário, assim como a barba, as perucas e outros atributos. A organização dos Papais Noéis de Berlim e Brandeburgo reúne jovens, estudantes universitários, na maioria, que na noite de 24 de dezembro ganham dinheiro distribuindo presentes por encomenda em toda a capital e arredores. O grupo fixou esta espécie de decálogo para preservar as boas tradições e evitar que o espírito natalino se degenere por falta de disciplina. Será que os Papais Noéis brasileiros vão adotar o código? Alguém quer pagar pra ver?
Foto: Franka Bruns/AP

Gato provoca tragédia no Rio

Três pessoas morreram num grave acidente ocorrido por volta das 19h30 de sábado,15, em Itaipu, Niterói, Região Metropolitana do Rio. Para não atropelar um gato, a estilista Danielle Galvão Ornellas, de 30 anos, fez uma manobra brusca. O carro dela bateu numa mureta, atravessou a pista e caiu sobre o carro de um casal, que seguia na outra pista, em sentido contrário. Assim como a estilista, o casal Wilton Galdino da Rocha Filho, de 65 anos, e a mulher Daise Galdino Rocha, de 63 anos, morreram na hora. O gato também foi atropelado e morreu. A estilista era gerente da grife Armadillo.

Brega pra cachorro

Cerca de 40 cães participaram, neste domingo,16, do concurso “Pet Cafona”, realizado pela manhã no Méier, subúrbio do Rio. Fantasiados de personagens bregas, donos e cães divertiram o público. Na foto, uma yorkshire esbanja o charme da cadela perua.

Boa notícia do Dia: Tropas americanas vão sair do Iraque

O governo do Iraque aprovou neste domingo, 16, o acordo de segurança com os Estados Unidos que prevê a retirada completa das tropas americanas antes do fim de 2011, informaram fontes oficiais iraquianas. O acordo foi aprovado por 27 dos 28 membros do Conselho de Ministros presentes a uma reunião que durou duas horas e meia, segundo o porta-voz do governo, Ali al-Dabbagh. Para passar, ele precisava de uma maioria de dois terços. texto, com 31 artigos, torna-se agora um projeto de lei e será apresentado ao Parlamento, que deve aprová-lo com maioria simples. O primeiro vice-presidente del Parlamento, Kaled al Attiyá, disse à AFP que a votação deve ocorrer no próximo dia 24.
Foto: AFP

Bumbum inteligente

O bumbum feminino mais bonito do planeta é do Brasil. A gaúcha Melanie Fronckowiack, de 20 anos, e o francês Saiba Bombote venceram 11 mil e 200 concorrentes em um concurso. Ambos desfilaram em Paris, nesta quarta-feira (12). Os dois ganharam 15 mil euros, cerca de R$ 44 mil, além de um contrato com uma marca de lingerie. “Eu sempre fui boa aluna, eu estava acostumada a ganhar todos os prêmios em função do meu intelecto. Do bumbum foi o primeiro”, conta Melanie. Veja o site do Fantástico Melanie já venceu outros concursos de beleza. Há dois anos, saiu de Pelotas para trabalhar como modelo em São Paulo. Suas medidas são: 90 cm de busto, 60 cm de cintura e 90 cm de quadril. “Eu não quero de forma alguma associar minha imagem ao meu bumbum. Eu sou Melanie Fronckowiak, meu bumbum faz parte de mim e não o contrário”, avisa a modelo. G1

Barack Obama nomeia veteranos para a Casa Branca

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou três políticos "veteranos" de Washington para a sua equipe na Casa Branca neste domingo,16. Seu principal auxiliar no Senado foi nomeado conselheiro sênior, e dois deputados foram designados assistentes do chefe de gabinete Rahm Emanuel. O gabinete de transição de Obama informou em comunicado que Pete Rouse, principal assessor de Obama quando senador por Illinois, irá integrar a Casa Branca como conselheiro sênior. Ele já faz parte da equipe de transição de governo. O gabinete de Obama também informou que Mona Sutphen, que trabalhou no Conselho Nacional de Segurança durante a administração do ex-presidente Bill Clinton, e Jim Messina, ex-assessor principal de dois senadores norte-americanos, devem ser representantes do chefe de gabinete. No sábado, Obama havia nomeado Philip Schiliro como assistente de assuntos legislativos. A equipe de Obama também inclui Ron Klain, que vai ser chefe de gabinete do vice-presidente Joe Biden, e Valeri Jarrett, que será conselheira sênior e assistente de relações intergovernamentais.
  • Obama assume a Presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro. McCain, senador pelo estado do Arizona, irá visitar Obama em Chicago nesta segunda-feira para discutir maneiras de trabalharem juntos.
  • Senado: Conforme anunciado na quinta-feira, Obama renunciou a sua cadeira no Senado por Illinois neste domingo, para poder se dedicar integralmente à transição de governo. Em uma carta publicada em jornais do estado , ele agradeceu à população e citou o povo simples do estado e Abraham Lincoln, outro político local que ocupou a Presidência. O sucessor de Obama no Senado, para cumprir mais dois anos de mandato, será nomeado pelo governador democrata de Illinois, Rod Blagojevich.

Foto: AP

Obama brasileiro

Olha aí o sósia brasileiro do presidente americano Barack Obama: Gerson Januário de Almeida, 40 anos, morador de Belo Horizonte desde 1 ano de idade. Descoberto por um grupo de turistas norte-americanos enquanto passeava pelo Rio de Janeiro, ele já pensa em ganhar dinheiro com a semelhança. “Gostaria de participar de concursos de semelhança física e eventos por dinheiro e não por vaidade”, afirma Almeida, que trabalha como funcionário público e não descarta a oportunidade de seguir na "profissão de sósia". E como bom brasileiro, já procurou o serviço de uma empresa especializada em descobrir sósias.

domingo, 16 de novembro de 2008

A Crise no mundo: Japão decreta recessão

  • O Japão anunciou nesta segunda-feira, 17, ( no Brasil, domingo,16) que entrou em recessão após registrar a segunda contração trimestral consecutiva entre julho e setembro de 0,4% em relação há um ano e 0,1% na comparação com o segundo trimestre, segundo informou o governo em um relatório preliminar. Para entrar oficialmente em recessão, a economia de um país precisa "encolher" por dois trimestres seguidos. No segundo trimestre, o PIB já havia sofrido uma contração de 0,9% em relação ao trimestre anterior, segundo dados oficiais revisados, também publicados nesta segunda-feira. O resultado, segundo o governo, foi prejudicado por uma forte redução do investimento empresarial.
  • A Itália prepara um plano de três anos no valor de 80 bilhões de euros (US$ 101 bilhões) para ajudar sua economia enfraquecida, anunciou o ministro da Economia Giulio Tremonti após a reunião do grupo de 20 países em Washington para discutir a crise financeira global. Falando em coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, Tremonti disse que o plano vai depender em grande medida de recursos da União Européia e terá impacto modesto sobre o déficit orçamentário. De acordo com Tremonti, o plano será apresentado como decreto emergencial "nos próximos dias."
  • G-20: Neste fim de semana, líderes das 20 principais economias do mundo se reuniram em Washington para buscar soluções contra a crise. Ao final do encontro, eles divulgaram um comunicado conjunto com um plano de ações para evitar o agravamento de uma recessão global profunda. Entre as recomendações anunciadas no documento, estão o pedido de reformulação do FMI e do Banco Mundial e a retomada da Rodada de Doha até o final do ano.
  • Espanha: O PIB da Espanha registrou contração de 0,2% no terceiro trimestre, em relação ao segundo trimestre, segundo dados preliminares do Instituto de Estatísticas Nacionais da Espanha (INE). A economia espanhola não entrou em recessão, como aconteceu na Alemanha e na Itália, uma vez que o PIB registrou crescimento de 0,1% no segundo trimestre.
  • Portugal: A economia de Portugal estagnou no terceiro trimestre, com o PIB estável em relação ao segundo trimestre, de acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Estatísticas de Portugal. O PIB de Portugal registrou contração de 0,2% no primeiro trimestre, em base trimestral, e cresceu 0,3% no segundo trimestre.
  • Holanda: O PIB da Holanda também ficou estável no terceiro trimestre deste ano em comparação com o segundo, depois de também ter ficado estagnado no segundo trimestre ante o primeiro. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, houve expansão de 1,8%, de acordo com o departamento central de estatísticas do país.
  • Hungria: A Hungria registrou contração 0,1% no PIB no terceiro trimestre em comparação a um crescimento de 0,4% no segundo trimestre. Em comparação ao terceiro trimestre do ano passado, o PIB cresceu 0,8%, em termo real, abaixo da expansão anual de 2% no segundo trimestre. As informações são da Dow Jones.
  • Brasil: Das 58 empresas responsáveis pelas ações que compõem o índice Ibovespa, referência da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), 50 (86,2%) perderam valor de mercado (soma do valor de suas ações) neste ano em relação a 2007, segundo a consultoria Economatica. No entanto, há oito empresas, entre as 58 do Ibovespa, que, apesar da crise, registraram crescimento em seu valor de mercado. O banco Nossa Caixa teve sua marca valorizada pela provável compra pelo Banco do Brasil, tendo registrado alta de 120,15% em seu valor de mercado. As outras sete empresas são Natura (26,29%), Ultrapar (25,26%), Brasil Telecom (19,87%), CTEEP (17,51%), Souza Cruz (6,53%), Eletrobras (5,08%) e Telesp (4,46%).

Lula retorna feliz da vida com o G-20

Depois de dois dias de intensas reuniões, em Washington, o presidente Lula retorna ao Brasil certo de que saiu com algumas vitórias, já que a principal reivindicação, de que é preciso controlar o fluxo de capitais, foi atendida com a decisão do G-20 de se criar de um colégio de supervisores para regular os mercados financeiros. "Saiu a regulação", comemorou Lula, que saiu animado também com a retomada da negociação de Doha e com o fato de que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ficou nos Estados Unidos, para uma reunião com Madeleine Albreight, uma das mais importantes interlocutoras do novo presidente norte-americano, Barack Obama, na noite deste sábado.
  • Depois de se reunir com o presidente da China, Hu Jintao, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na noite deste sábado,15, na base aérea de Andrews para sua viagem de retorno ao Brasil.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

A saga do Cartão Corporativo do Governo brasileiro

O governo mudou as regras de uso do cartão corporativo, o Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF). Com a nova determinação, os saques feitos com o cartão ficam limitados a 10% da despesa anual do fundo e só devem ser usados para pagar contas em estabelecimentos que não aceitem outras operações do CPFG, como débito e crédito, sendo informados, posteriormente, na prestação de contas. As mudanças no cartão corporativo não se aplicam aos gastos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Relações Instituicionais, da Secretaria de Comunicação Social, do Gabinete de Segurança Institucional e da Secretaria de Assuntos Estartégicos da Presidência da República. Então tá.

Horror no Paraná: Três crianças violentadas e mortas em menos de um mês

Em menos de um mês, três crianças com idades de 8 e 9 anos foram violentadas e mortas no Raraná. No dia 5 de novembro, o corpo de uma menina de 9 anos foi encontrado dentro de uma mala na rodoviária de Curitiba. Rachel Maria Lobo foi vítima de estrangulamento e violência sexual. Tinha 9 anos. Na terça-feira, 11, foi enterrada uma menina de 8 anos encontrada morta em um matagal na cidade de Castro. Segundo exames do IML, ela foi vítima de traumatismo craniano e abuso sexual. Neste domingo, 16, o horror se repetiu: Uma menina de nove anos foi encontrada morta em sua casa, no bairro Atuba, em Curitiba (PR). O corpo da criança tinha marcas de estrangulamento e de violência sexual, de acordo com informações da Polícia Civil. Por volta da meia-noite do domingo, ao chegar em casa, a mãe da garota ouviu roncos vindos do quarto da filha. No local, encontrou a menina desfalecida e o suspeito de agressão dormindo embaixo da cama. Ele saiu pela janela, mas não conseguiu fugir, sendo alvo de linchamento pelos vizinhos.
  • O acusado do crime foi internado no hospital Cajuru em estado grave. De acordo com a polícia, ele é foragido da Colônia Penal Agrícola de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, e responde por dois crimes.

A brasileira que encontrou o caminho para a Índia

Brasileira, bela, morena e fazendo o maior sucesso na Índia. A modelo Bruna Abdalah, de 22 anos, conquistou os indianos. Praticamente desconhecida por aqui, a gaúcha é famosa no país: já fez dois filmes em Bollywood, a indústria de cinema local, e apresentou um programa na TV. Agora, a morena de olhos claros vai ganhar a telinha brasileira também, com uma participação em "Caminho das Índias", a próxima novela das oito, onde gravou pequena participação Bruna mora há quase dois anos em Bombaim, a cidade mais populosa da Índia, onde foi parar por acaso. Nodelo desde os 16 anos, ela estava nas Filipinas quando ouviu falar bem da Índia e resolver tentar a sorte por lá. . Bruna prepara-se para viver sua primeira protagonista no cinema indiano com aulas da dança clássica local e de hindi, a língua do país. "Não quero fazer feio. Hindi é superdifícil, mas a dança é ainda mais", explica a brasileira. Da telinha para a telona, foi um pulo. Logo Bruna fez dois clipes para filmes de Bollywood - todos os filmes do país costumam ter clipes de música. "As atrizes dublam as músicas e fazem coreografias. Fiz dois desses clipes. Agora, vou estrelar um filme". Do G1

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Encontro sem Geddel e sem João

De fonte fiel: O prefeito reeleito de Salvador, João Henrique (PMDB), comentou que só iria ao encontro promovido hoje no Hotel Pestana pelo governador Jaques Wagner com os prefeitos eleitos da Bahia, se o ministro Geddel Vieira Lima fosse. Geddel não apareceu. João também não.

O início do fim

" Eu, como já sentei na cadeira que Rui está sentado, só que trabalhando para o presidente, sei do desgaste que é construir uma relação política com 417 prefeitos, com 39 federais, com 63 estaduais, com secretários, com movimentos sociais, então não é um trabalho fácil. Ele está falando em ampliar sua equipe e, portanto, eu diria que, se ele quiser sair da articulação política, porque é um trabalho desgastante, eu só tenho agradecer o trabalho que ele vem fazendo.” Governador Jaques Wagner, refertindo-se ao secretário de Relações Institucionais, Rui Costa.

Bahia no ranking das economias fortes

Dados do IBGE divulgados hoje, 14. Sete estados e o Distrito Federal concentram quase 80% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo o resultado das Contas Regionais de 2006: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Todos perderam perderam 1 ponto percentual na comparação com 2002, mas concentram 78,7% da economia do país - em 2002, o índice era de 79,7%. Entre 2002 e 2006, a região Norte elevou sua participação no PIB brasileiro, avançando 0,4 ponto ao longo da série, enquanto as regiões Nordeste e Sudeste avançaram 0,1 ponto. Já o Sul e o Centro-Oeste perderam 0,6 ponto e 0,1 ponto, respectivamente. Entre 2002 e 2006, São Paulo e Rio Grande Sul foram os estados que mais perderam participação no PIB. São Paulo passou de 34,6% de participação em 2002 para 33,9% em 2006 (SP) e o Rio de Grande do Sul, de 7,1% (2002) para 6,6% (2006).

Daniel Dantas: indevassável

Matéria publicada hoeje, 14, em O Globo , informa que parte estratégica do material apreendido do Opportunity e do banqueiro Daniel Dantas, na Operação Satiagraha , está sendo considerada "indevassável" pelas autoridades que atuam no caso. A reportagem de Soraya Aggege mostra que o acesso aos discos rígidos e documentos apreendidos nos computadores do banqueiro sob suspeita de conterem operações ilegais depende de senhas, que estão todas criptografadas. Cada senha teria cerca de um bilhão de combinações possíveis, já avisaram os peritos que atuam na PF. ( Conheça os personagens da Operação ). Mesmo assim, sem parte importante das possíveis provas, o primeiro relatório da Satiagraha desenvolvido após o afastamento do delegado Protógenes Queiroz, e que deverá embasar processo por lavagem de dinheiro, crime financeiro e outros supostos delitos do banqueiro, já foi concluído pelo delegado Ricardo Saadi. Foto: Márcio Fernandes - AE

Lula pede reforço ao Papa

O presidente Lula se encontrou ontem, 13, com o Papa em audiência fechada que durou 24 minutos. A reunião aconteceu na biblioteca do Vaticano e foi acompanada por dois tradutores. Lula manifestou a Bento XVI suas preocupações com a crise financeira internacional. "Eu pedi ao papa que nos seus pronunciamentos ele fale da crise econômica, pois, se todo o domingo o papa der um 'conselhozinho', quem sabe a gente encontra mais facilidade para resolver o problema", afirmou.

Foto: AFP

Jaques Wagner afaga os prefeitos eleitos

Os prefeitos eleitos da Bahia compareceram em peso ao chamado do governador Jaques Wagner. O encontro, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais, leia-se Rui Costa, acontece neste momento no Hotel Pestana, em Salvador. Mostrar os programas e projetos do governo, todos disponibilizados em estandes instalados na área do evento, é na verdade apenas um gancho para Wagner se aproximar dos novos chefes municipais e, naturalmente, se posicionar para 2010. No discurso de abertura, o governador imprimiu tom firme, aconselhou aos novatos e reeleitos a montarem suas equipes utilizando o critério da competência e não apenas partidário e colocou o seu gabinete à disposição de todos. Lembrou que nem todos os secretários são vistos com simpatia, mas garantiu que a determinação é que sejam atendidos, bem recebidos e respeitados. O encontro, que também reuniu as futuras primeiras-damas num café da manhã com Fátima Mendonça, inclui diversos painéis e será encerrado à noite com coquetel e show. Wagner não ficará até o final por conta da agenda, mas prometeu almoçar com os prefeitos. Estreitando ainda mais o laço com o olho em 2010. Foto: UPB

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Lula vai ao Papa

O presidente Lula chegou ontem, 9, ao aeroporto militar de Ciampino, em Roma, onde inicia, nesta segunda uma visita oficial à Itália que concluirá na quinta-feira, 14, quando será recebido em audiência pelo papa Bento XVI. O presidente e sua esposa, Marisa Letícia, foram recebidos pela ministra de Igualdade de Oportunidades italiana, Mara Carfagna; pelo embaixador italiano no Brasil, Michele Valensise, e o embaixador do Brasil em Roma, Adhemar G. Bahadian. A visita oficial começará nesta segunda com a reunião no Palácio do Quirinale com o presidente da República, Giorgio Napolitano. Após a audiência com o papa Bento XVI no Vaticano, na quinta, Lula segue diretamente para a capital dos Estados Unidos.
  • A visita de Lula à Itália está dentro de uma fase de reforço das relações bilaterais entre os dois países por causa, principalmente, do aumento das trocas comerciais nos primeiros meses de 2008 e o interesse dos empresários da Itália em intensificá-los.
  • O presidente discutirá com autoridades italianas uma possível postura comum diante da reunião que o G20 realizará no próximo sábado, em Washington, para discutir a crise financeira global.

Foto: G1

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Crise e futebol

A analogia de Lula. O presidente usou o futebol para pedir aos governantes do Mercosul que não deixem de investir em razão da crise financeira mundial. Velha táticas e exemplo saudosista: "a melhor defesa é o ataque" eo time de futebol Santos, na época do Pelé. " O Santos não se importava com a defesa, se tomava cinco, marcava seis. Se tomava seis, marcava sete. E isso fez do Santos o time mais brilhante do final da década de 60 e 70. Quando o time joga na retranca (...) certamente corre o risco de perder", discursou Lula. "Não adianta a gente ficar reclamando da crise ou participando do pânico que está se criando. Porque num primeiro momento, o pânico vai diretamente para a cabeça do povo. (...) Quando isso acontece, o cidadão fica com medo de comprar e isso é muito delicado. Quando o cidadão começa a ter medo de comprar daí a crise chegou de verdade." Então, presidente, a crise chegou de verdade!

PT: curando as feridas

Hora de arrumar a casa. Avaliar os tons e semi-tons. Passar a navalha na própria carne e depois curar as feridas. De preferência sem chorar sob o leite derramado. É isso que o PT da Bahia vai fazer na segunda-feira, 10, no Golden Park, na Pituba. Vai está todo mundo lá: vereadores eleitos pela legenda, deputados federais, Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino e os presidentes dos diretórios municipal e estadual, Vânia Galvão e Jonas Paulo. Na pauta, avaliação das eleições, a conjuntura e as relações do PT com os demais partidos, a relação do PT com a Câmara Municipal, a composição da mesa diretora e a estruturação da bancada municipal. Dessa reflexão, que seja real e profunda, quem sabe uma lição e novas posturas.

O Trem da discórdia

A queda de braço entre o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador romperam as fronteiras das eleições municipais. O ranço ficou. Agora cada lado quer provar que tem respaldo e cacife. Com o governo federal. Audiências com Lula, pedidos ministeriais e fotos na mídia. Os vagões do esperado metrô que vem sendo construído na cidade chegaram. 12 no total. Prontos para serem colocados nos trilhos. E todo mundo quer ser o pai dos vagões. Hoje, 7, os rebentos foram apresentados à imprensa. Mas nem tudo funcionou como se esperava. Comitiva de frente do Estado: a presidente da Conder, Maria Del Carmem e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence. Comitiva de frente da prefeitura: o prefeito reeleito João Henrique e o ministro de Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. JH queria tirar foto com os vagões. Foi impedido. O destaque ficou por conta da imensa bandeira com a logomarca do Governo da Bahia que protegia os vagões. Estratégia de Maria Del Carmem, que - como diz Djavan - "como mãe, "dormiu olhando os "filhos" com os olhos na estrada". A estrada de 2010, naturalmente. Mas pra João sobrou o assédio da midia. Mídia essa que Carmem se queixa de querer vê-la fora do circuito da Conder. E o povo que escolheu João para tocar Salvador, e Wagner para governador, quer mesmo os vagões nos trilhos. Facilitando e conduzindo o seu destinos pra onde decidiu ir. E, na hora certa, o povo volta a pensar e a decidir quem fica parado na estação e quem segue.

Assalto em Sáo Paulo: pânico, morte e terror

Confirmada a morte de três pessoas e mais 11 feridos a bala durante a tentativa de assalto ao Banco Real hoje à tarde em Guaralhos-SP. Durante a perseguição a um grupo de homens fortemente armados um motoqueiro foi atingido por uma bala perdida no tiroteio quando passava por uma avenida ainda em Guarulhos. Além dele, a PM já havia confirmado a morte de um policial militar e um suspeito em uma residência na Zona Norte de São Paulo. Além disso, 11 pessoas, sendo nove policiais e dois civis, ficaram feridos na perseguição. Um carteiro que estava nas proximidades foi baleado, mas já recebeu alta. Um estudante que levou um tiro na barriga segue em observação, mas seu quadro de saúde é estável. Em comunicado à imprensa, o Banco Real diz apenas que "não se pronunciará para não atrapalhar as investigações policiais".

Um "vira-lata" na Casa Branca

E o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, provou logo em sua primeira coletiva à imprensa que não está nem aí para os preconceitos. Filho de pai queniano e mãe americana ele respondeu com um certo sorriso a pergunta de jornalistas que desejavam saber qual a raça do cachorro que daria a sua filha de 7 anos, conforme prometeu, quando mudasse para a Casa Branca. "Um vira-lata, como eu", arrepiou. O cão, conforme assegurou, será adotado de um abrigo.
  • E a polêmica sobre o futuro cachorro dos Obama já está pela internet afora. Os internautas começaram a opinar sobre a cor e a raça do cão, ou a recomendar ao presidente que faça a opção por algum animal de rua.
  • "Neste país, as pessoas são muito elitistas e preferem cachorros de puro sangue antes que qualquer outro, situação que faz com que milhões de cachorros mestiços morram abandonados e famintos", disse o presidente da Associação Protetora dos Animais, Ingrid Newkirk.

Lobão: o eterno equivocado

Lobão chamou o genial Chicou Burque de "equívoco" e debochou do mais magistral e interessante movimento musical brasileiro: a Bossa Nova. O que ele disse: "Ele (Chico Buarque)é um horror, um equívoco, um chato, um parnasiano. Bossa Nova é uma música easy listening, que toca em loja de departamento quando a gente vai comprar uma meia”. Bem, Lobão curte, valoriza e ama o seu próprio trabalho. Mas, e de música, será que ele gosta?

Berlusconi e suas bobagens

Incoveniente, como sempre, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disparou mais uma das suas besteiras ao referir-se ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama: "Obama é jovem, bonito e está bronzeado", cometeu. A declaração infeliz aconteceu hoje, 7, no Kremlin, em reunião com o presidente russo Dmitri Medvedev. E não satiusfeito frisou que isso seria "um bom começo". A oposição italiana, que não aguenta mais os vexames do conservador Berlusconi, quer que o premier peça desculpas imediatamente a Obama. E tem que pedir mesmo.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Imagem do Dia

Líderes do mundo inteiro reconheceram nesta quarta-feira, 5, a vitória do democrata Barack Obama, o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.
Foto: AP/Reuters

Frase do Dia

"Da mesma forma como o Brasil elegeu um metalúrgico e a Bolívia elegeu um índio, seria um avanço cultural a vitória de um negro na maior economia do mundo".
Do Presidente da República Luís Inácio Lula da Siulva.

Barack Obama Presidente dos Estados Unidos: O mundo muda de tom. E de cor

"Olá, Chicago!
  • Se alguém aí ainda dúvida de que os Estados Unidos são um lugar onde tudo é possível, que ainda se pergunta se o sonho de nossos fundadores continua vivo em nossos tempos, que ainda questiona a força de nossa democracia, esta noite é sua resposta. É a resposta dada pelas filas que se estenderam ao redor de escolas e igrejas em um número como esta nação jamais viu, pelas pessoas que esperaram três ou quatro horas, muitas delas pela primeira vez em suas vidas, porque achavam que desta vez tinha que ser diferente e que suas vozes poderiam fazer esta diferença. É a resposta pronunciada por jovens e idosos, ricos e pobres, democratas e republicanos, negros, brancos, hispânicos, indígenas, homossexuais, heterossexuais, incapacitados ou não-incapacitados. Americanos que transmitiram ao mundo a mensagem de que nunca fomos simplesmente um conjunto de indivíduos ou um conjunto de estados vermelhos e estados azuis. Somos, e sempre seremos, os Estados Unidos da América."
Trecho do discurso de Barack Obama pronunciado nesta quarta-feira, 5, diante de mais de 100 mil pessoas no Grant Park de Chicago (Illinois) por volta das 23h locais (3h, horário de Brasília):

terça-feira, 4 de novembro de 2008

EUA: Obama com mais de 50% de intenções de voto

As últimas pesquisas divulgadas nesta terça-feira, 4, mostram que o democrata Barack Obama deve ganhar as eleições contra o republicano John McCain. As sondagens divulgadas hoje mostram Obama com 50% ou mais de intenções de votos. Desde Jimmy Carter, em 1976, nenhum candidato democrata consegue a maioria absoluta dos votos. A pesquisa diária "Washington Post/ABC" dá Obama à frente com 53% a 44%. O centro Rasmussen mostra vitória de 54% a 43%. Os centros Lake e Tarrance mostram vantagem de 52% a 47% e de 50% a 48%, respectivamente. O site independente RealClearPolitics, que faz uma média das pesquisas, mostrava às 16h Obama vencendo por 51,9% a 44,4%. Mas vale lembrar que, para vencer às eleições, não basta ter a maioria dos votos, mas é preciso ganhar no Colégio Eleitoral. Do G1

EUA: Forte esquema de segurança para proteger discurso de Obama

O Grant Park em Chicago (Illinois, norte), se encontrava sob um forte esquema de segurança nesta terça-feira (4), a algumas horas de um discurso do democrata Barack Obama no local. Todos os acessos a esse imenso jardim público, situado às margens do lago Michigan e cercado por um conjunto de arranha-céus, eram vigiados por policiais ou agentes de segurança. Alguns membros das forças de segurança portavam coletes à prova de balas.
  • Exceto pelos jornalistas em grande número no centro de imprensa adjacente ao local onde Obama deve se pronunciar, a afluência ainda era pequena pouco antes de meio-dia nas imediações do parque, cujas portas devem ser abertas apenas às 20h30 locais.
  • Algumas dezenas de pessoas estavam reunidas nas proximidades da única entrada para o público. A cerimônia deverá contar com a participação de 65.000 espectadores que adquiriram os ingressos obrigatórios para assistir ao evento.

Foto: Daniel Buarque/G1

PSC entra no ranking dos partidos fortes

Engavetando de vez o estigma de partido nanico e entrando nacionalmente no ranking dos médios e grandes partidos, o PSC - Partido Social Cristão sai robustecido das eleições 2008. Em Salvador, a legenda que ocupava em 2004 apenas uma cadeira na Câmara Municipal, conseguiu fazer a segunda maior bancada para a próxima legislatura – três vereadores -, emparelhando com o DEM, um dos maiores partidos do país e que também elegeu três vereadores. Com significativa fatia de votos de legenda – quase 90 mil, o PSC reelegeu Adriano Meirelles e Erivelton Santana e deu o primeiro mandato a Alberto Braga. Em votação, o PSC foi o segundo da base aliada do prefeito eleito João Henrique, perdendo apenas para o PMDB. Em bancada, ficou atrás somente do próprio PMDB e do PT que emplacaram cada um seis vereadores. No Estado, o PSC elegeu cinco prefeitos, 18 vice-prefeitos e 152 vereadores.
  • “O PSC é uma força política que cresce, se consolida e marca posição em todo o país”, orgulha-se o presidente do partido na Bahia, Eliel Santana, também secretário Municipal de Desenvolvimento Social. Para Eliel, o PSC baiano já enverga o porte de grande partido e, em Salvador, contribuiu de forma decisiva para a vitória de João Henrique.
  • "A nossa militância tem um perfil atuante”, frisou, lembrando que em todos os eventos de campanha, incluindo a Convenção e o 2 de Julho, o PSC se destacou pela mobilização e pelo número de pessoas que agregou. Eliel Santana, que foi lançado nacionalmente pelo partido à sucessão de Salvador mas abriu mão da candidatura para apoiar João Henrique, destacou o fato de o partido ter conquistado o segundo maior desempenho da coligação, além de três cadeiras na Câmara Municipal, mesmo não tendo o suporte e a visibilidade de uma candidatura própria.
  • Com o foco apontado para 2010, Eliel Santana informa que o PSC vem cuidando da reformulação dos seus diretórios, instalados em cerca de 350 municípios baianos. “Desde que iniciamos essa trabalho o partido não só cresceu como ganhou identidade e eficiência”, ressaltou. Para ele, a legenda terá importante papel nas eleições de 2010 e já começou a reunir e preparar suas lideranças tanto na capital como no interior. Nacionalmente, o PSC também mostrou a marca de partido guerreiro e articulador nas eleições 2008: elegeu 60 prefeitos, 1.137 vereadores e cravou quase três milhões de votos em todo o país.

Obama é o favorito e poderá ser o primeiro negro a ocupar a Casa Branca

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos um negro tem chances reais e concretas de ocupar a Casa Branca. Franco favorito, o democrata Barack Obama poderá acordar hoje devidamente Presidente da nação mais importante do planeta. Apoiados nas pesquisas de intenção de voto, que até ontem, 3, mostravam vantagem de Obama, analistas políticos do país apostam em que os Estados Unidos vão eleger o primeiro presidente negro da sua história. A não ser que ocorra o chamado “efeito Bradley” .Vinculado ao racismo ainda presente na sociedade norte-americana, este efeito recebe o nome de um ex-prefeito de Los Angeles, Tom Bradley, um político negro que concorreu ao governo da Califórnia em 1982. Na época, todas as pesquisas de intenção de voto apontavam ampla vantagem de Bradley, e todos esperavam uma vitória tranquila. Quando o resultado saiu, entretanto, Bradley havia sido derrotado pelo republicano George Deukmejian, que era branco.
  • A Largada: Uma pequena cidade no estado de New Hampshire (nordeste dos EUA), com 75 habitantes, fez as honras de dar a largada às eleições dos EUA, nesta terça-feira ,4, para definir se o próximo presidente do país será Barack Obama ou John McCain. Em Dixville Notch, foi aberto o primeiro centro de votação, às 5h da manhã GMT, que equivale à meia-noite local e às 3h em Brasília. A maior parte dos colégios eleitorais da costa leste dos EUA deve abrir terça-feira entre 10h e 12h GMT (8h e 10h de Brasília). A cidade de Dixville Notch é conhecida como a “first of the nation” (a primeira da nação), já que desde 1920 ela é a primeira comunidade a votar nas primárias do estado de New Hampshire e, desde 1960, a primeira dos EUA a votar nas eleições presidenciais.

Novas e Velhas Alianças

Momento de transição. Pessoal. Profissional. Velhos passos. Novos rumos. Velhas idéias. Novas perspectivas. Momento denso. Difícil. Contraditório. Às vezes rarafeito. Fluido. Inconstante. Incerto. E quem sabe Certo. Idas de portas abertas. Janelas fechadas. Emoções trincadas. Esperança entreaberta. Novas Alianças..... reluzindo a dor de outra sólida, intensa e antiga Aliança que, estranha e infielmente, mostrou-se não ser tão de AÇO assim..... Essa, igual pêndulo, oscilará lindamente no fio de ouro que a manterá eternamente presa a um certo colo-emoção. Ou seria a corações cravados em inscrição de Aliança de Aço ?????? ..........
Corações vagabundos que igual aos nossos vadios gatos, subiram burramente no telhado!