quarta-feira, 4 de março de 2009

O retorno sonoro da Banda de Boca

Passou o Carnaval. Hora de descansar os ouvidos das toneladas de decibéis que invadiram ruas, avenidas, ladeiras, praças e vielas da cidade. Hora de massagear os tímpanos com sons mais calmos, acústicos, melódicos. Hora de ouvir harmonias. Não a do Samba, nem a do elétrico axé. Mas a sonora harmonia do Banda de Boca, que retorna aos palcos nesta sexta-feira, 6
  • A nova temporada da banda que não precisa de instrumentos para produzir sons de uma orquestra inteira, estréia no Teatro Módulo onde prossegue durante os meses de março e abril, sempre às sextas-feiras, às 21 horas. O espetáculo de vocalismo e sonoridade virá, como sempre, pincelado de humor teatral. Porém, com tudo mais que uma platéia cansada do agito momesco tem direito: repertório de qualidade, arranjos criativos e refinamento vocal.
  • No rastro do sucesso da temporada anterior, o Banda de Boca reedita neste novo show o aplaudido quadro de Ópera Bufa, inserindo, porém, algumas inovações. O figurino, por exemplo, ganha o glamour dos trajes cênicos, bem típico desse gênero teatral italiano, tornando verossímeis as imagens e cenas em palco, ao tempo em que brinca e satiriza a contemporaneidade baiana e a de outros cantos do país, utilizando a melodia de óperas universais. Gargalhadas vão rolar, mas o melhor do espetáculo é mesmo o show de Boca que a banda sabe dá.
  • Os cinco músicos que compõem o grupo – Hiran Monteiro, maestro e principal arranjador, Fábio Eça, Neto Moura, Arno Júnior e Pioliana Monteiro – todos muito bons de boca, mostram com extraordinária habilidade a arte de cantar e se acompanhar ao mesmo tempo, produzindo sons dos mais variados instrumentos, do pandeiro ao violino. Algo difícil assim, como assoviar e chupar cana. Simultaneamente.
  • Considerada uma das melhores acapellas do país, a Banda de Boca inclui no repertório do show ritmos e estilos diversificados, do MPB ao clássico, passando por ritmos nordestinos, pop, funk, baladas e samba de roda, num mosaico de elementos, sons e referências da cultura musical brasileira, seja urbana, regional ou erudita. Composições próprias também pontuam o musical, que de tão dinâmico e criativo não tem o menor receio de parecer elitista ao priorizar composições de mestres como Chico Buarque, Lenine, Caetano Veloso, Tom Jobim e Beatles. Tem ainda Clube da Esquina, Carlinhos Brown e Céu. A direção musical e artística do espetáculo é do próprio Hiran Monteiro. A iluminação é assinada por Everaldo Belmiro, o cenário por Júnior Mendonça e a tecnologia de som por Roque Almeida e Robério. A produção é de Analécia Santana.
  • Serviço: Show: Banda de Boca Temporada: Todas as sextas-feiras de março e abril. Horário: 21h Local: Teatro Módulo (Av. Magalhães Neto, 1117) Fones: (71) 2102-1392 / 3354-6654 Preço do ingresso: R$ 30,00 (inteira) / R$15,00 (meia) Horário: 21h