quinta-feira, 16 de abril de 2009

Depoimento mudo

Quem pode, pode. Quem não pode, vai preso. O banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, pode, com a bênção do Supremo. Hoje, 16, ele presta depoimento à CPI dos Grampos na Câmara dos Deputados, com um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF), que lhe dá o direito de ficar em silêncio. A decisão do STF também permite que ele tenha acesso a todas as provas já produzidas pela CPI que estejam integradas ao processo, inclusive as sob sigilo. A liminar (decisão provisória), concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello, garante salvo-conduto, que impede que Dantas seja preso durante o depoimento, que permite a ele a possibilidade de ser assistido por um advogado na sessão e ainda dá o direito de o banqueiro não assinar termo de compromisso na qualidade de testemunha.
  • Na prática, o Supremo permite que Daniel Dantas se recuse a responder perguntas que possam lhe incriminar durante o depoimento.
  • Se o pedido tivesse sido negado, ele seria obrigado a responder a todas as perguntas feitas pelos parlamentares membros da CPI, sob o risco de ser preso em caso de recusa.

O incrível som da Banda de Boca

Os inimagináveis e criativos sons produzidos pela Banda de Boca, têm arregimentado e surpreendido uma eclética platéia, todas as sextas-feiras, no Teatro Módulo, sempre às 21 horas. A temporada iniciada em março, prossegue até o final de abril apresentando um espetáculo de vocalismo e sonoridade, pincelado de humor teatral. E mais: repertório de qualidade, arranjos criativos e refinamento vocal. Imperdível!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lula quer Dilma

O presidente Lula quer a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, como sua sucessora. "Fazer minha sucessão é uma tarefa gigantesca. Todo mundo sabe que tenho intenção de fazer com que Dilma seja candidata do PT e dos partidos, mas se ela vai ganhar vai depender de cada brasileiro", afirmou em entrevista exclusiva para a Rádio Globo. Clique aqui para ouvir a entrevista . Lula já havia dito publicamente que a ministra Dilma estava preparada para o cargo e que o país deveria ter uma presidente mulher.

Motim do chá

Barack Obama, vem sendo atacado pela mesma ferramenta que ajudou a elegê-lo presidente dos EUA: a internet. Grupos contrários à política econômica fizeram nesta quarta-feira, 15, protestos contra os impostos e a despesa governamental em centenas de cidades do país. Os atos foram convocados on-line. As manifestações coincidem com o último dia para entregar a declaração de impostos no país. Os organizadores batizaram o protesto de "motim do chá", em referência à ação realizada em 1773 pelos colonos em Boston, em Massachusetts, que, furiosos com os impostos aplicados pelo Reino Unido, abordaram navios e destruíram cargas de chá, jogando-as na água. Os protestos são de cidadãos comuns que utilizaram o poder da internet para se organizar. Vários "blogueiros" mobilizaram manifestações.

Xixi ameaça viaduto e passarelas de Salvador

A Superintendência de Conservação de Obras Públicas da Prefeitura de Salvador adverte: o hábito masculino de fazer xixi na rua pode derrubar um viaduto e cinco passarelas da capital baiana. A urina dos baianos é tão ácida que infiltrou no concreto, expôs a armação de ferro dos pilares e abalou a estruturas do viaduto da Avenida Vasco da Gama e de passarelas espalhadas pela cidade. O técnico da Sucop, Luciano Valadares, disse que o reparo dos danos provocados pela urina naestruturas vai custar R$ 500 mil aos cofres públicos. "As pessoas precisam perder esse hábito de fazer xixi na rua. A urina é a principal causa da corrosão da armação de ferro dos pilares. Ela pode provocar a queda de toda a estrutura", alertou.