sexta-feira, 26 de junho de 2009

Da série STF: Jornalista não precisa mais de diploma

Peraê. Deixa ver se eu entendi: O diploma de jornalista é uma atentado à liberdade de expressão!!!!!!! O diploma impede que o resto da humanidade, não diplomado em jornalismo tenha acesso à informação!!!!! O diploma de jornalismo impede a livre circulação de idéias!!!!! A regulamentação da profissão de jornalista é uma excrescência da ditadura militar!!!!!!! Peraê...... alguém aqui bateu com a cabeça na porta quando era pequeno ou será que o Supremo insadeceu ????? Insandeceu. Ou então alguém aqui vestiu toga, pensou que era palhaço e quis fazer graça no picadero do Brasil. Convenhamos!!!!

A morte de um astro inigualável

Morre Michael Jackson, aos 50 anos.
Foto: AP

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A estratégica volta da dama de ferro

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, retoma nesta semana a programação de viagens com uma agenda focada no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. Dilma vai a Fortaleza, na quarta-feira, e a Porto Velho (RO), na sexta-feira. O presidente Lula não acompanhará a ministra nestas viagens. Na quarta-feira, Dilma faz uma avaliação do andamento das obras do PAC no Ceará, concede entrevista coletiva à imprensa e assina memorando de entendimento para a construção de uma siderúrgica, a Companhia Siderúrgica do Pecém. Na sexta-feira, em Porto Velho, Dilma participa do Mutirão Arco Verde, uma ação de legalização de propriedades rurais e combate ao desmatamento, e faz vistorias de obras do PAC nas áreas de água e esgoto, de acordo com informações do governo de Rondônia. Tudo devidamente pensado. E a cortina de fumaça do presidente, envia seus sinais.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Tucano bate asas e ameaça voar

Como era esperado, o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, recusou-se a partilhar seu ninho tucano com os demos. Hoje, 15, ele entregou no PSDB documento pedindo autorização à legenda para pousar em outra casa. Para ele, o partido perdeu o rumo quando trocou alianças com o DEM. “Conquanto seja certo que no plano nacional o PSDB tenha se unido ao PFL para as eleições presidenciais, sempre entendi que no exercício do meu mandato no plano estadual as características do Partido da Social Democracia Brasileira estavam muito mais próximas dos lineamentos das legendas comprometidas, no Estado, com a oposição àquele partido, agora denominado DEM”, justificou no documento. O presidente do PSDB, Antonio Imbassahy, não estava na sede do partido na hora em que o documento foi entregue.

Sincretismo baiano: Demos no ninho tucano

O Democratas e o PSDB fecharam aliança na Bahia nesta segunda-feira,15, para as eleições de 2010 no estado. Os dois partidos, que eram adversários políticos históricos na Bahia, agora terão o mesmo candidato ao governo baiano, que vai disputar a cadeira com o atual governador Jaques Wagner (PT), possível candidato à reeleição. O candidato da aliança ainda não está definido. "Essa união será feita em torno de princípios, de programas, de projetos para a Bahia, e não em torno de nomes. Esses nomes serão construídos por esses partidos que pretendem fazer parte dessa aliança. Estaremos abertos a continuar conversando com outros partidos", disse o ex-governador Paulo Souto (DEM), lembrando que o grupo está aberto a conversas com o PMDB.
  • Com a aliança, o PSDB abriu mão de ter um candidato próprio ao governo do estado, segundo informou o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA). “O fato que levou o PSDB à essa decisão foi a perspectiva de dar um palanque forte ao nosso candidato a presidente”, disse, citando o nome do governador de São Paulo, José Serra (PSDB).
  • O PSDB, no entanto, ainda não definiu a candidatura tucana para a Presidência da República. Segundo Jutahy, a idéia é “colar” a imagem do candidato do PSDB ao Palácio do Planalto a líderes baianos para tentar anular o efeito do apoio do presidente Lula ao candidato do governo.
  • O deputado ACM Neto (DEM-BA) disse que o objetivo é construir um "projeto competitivo" para o ano que vem. Uma das estratégias será ampliar a agenda de atividades no interior. "Democratas e PSDB juntos são dois partidos fortes, consistentes, com ampla capilaridade na Bahia e no Brasil, e servirão de base fundamental para que essa aliança possa ser ampliada ainda mais", disse.
  • Os dois partidos esperam atrair mais legendas para a aliança, como o PR, que em nível nacional faz parte da base do presidente Lula. O senador César Borges (PR-BA), presidente do PR no estado, participou do evento e disse que pretende tentar construir um consenso dentro do partido.
  • CONFLITO: A aliança causa conflitos internos entre os tucanos da Bahia. O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PSDB), afirma que vai deixar a legenda por causa do acordo. Do G1

Revolta islâmica

Um tiroteio foi registrado durante a manifestação oposicionista na noite desta segunda-feira,15, no centro de Teerã, capital do Irã, segundo a TV estatal. Segundo a reportagem, os tiros foram 'esporádicos' e não se sabe sua origem. Eles provocaram a fuga de quem estava por perto. Uma pessoa morreu vítima de disparos feitos pela milícia islâmica voluntária Basij, disse um fotógrafo iraniano à Associated Press. Ele não quis se identificar. Não há confirmação oficial da morte. Tiroteios e explosões também foram registrados em três diferentes bairros do norte da capital, segundo testemunhas citadas pela Reuters. Dezenas de milhares de manifestantes oposicionistas reuniram-se no ato desta segunda, convocado pela oposição em prostesto contra os resultados da eleição presidencial de sexta-feira. O encontro desafiou uma proibição de manifestações, estabelecida pelo Ministério do Interior. Policiais ouvidos pela France Presse estimaram em ao menos um milhão o número de participantes. O protesto ocorreu no mesmo local onde costumam ser celebrados os aniversários da Revolução Islâmica de 1979.
  • O candidato Miss Houssein Moussavi participou da manifestação ao lado de outros líderes oposicionistas e pediu uma nova votação. Ele saiu derrotado sexta-feira pelo atual presidente Mahmoud Ahmadinejad, que tentava a reeleição, segundo os dados oficiais.
  • Os ministros de Relações Exteriores dos países da União Europeia pediram formalmente nesta segunda-feira que o Irã investigue o processo eleitoral que garantiu a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinehad. Eles também lamentaram o "uso de força contra manifestantes pacíficos". A declaração conjunta foi emitida em Luxemburgo.

Fotos: AFP

Cachorro insano

O piloto de um avião comercial perdeu o controle da aeronave depois que um cachorro atravessou a pista em um aeroporto da Província de Papua, na Indonésia. A bordo do avião estavam 33 pessoas. Não houve feridos. O momento do pouso foi flagrado por um vídeo amador.
Foto: Reprodução Globo News

Celular indiscreto

A polícia de Feira de Santana, Bahia, procura um rapaz de 23 anos, funcionário de uma farmácia do município, suspeito de filmar com o celular uma cliente enquanto ela usava o banheiro do estabelecimento, na tarde do domingo,14. Segundo a delegada Martine Velloso, da Delegacia de Atendimento à Mulher -Deam, a vítima, de 24 anos, entrou no banheiro da farmácia e notou um celular posicionado em um orifício próximo ao vaso sanitário. Ao pegar o celular, ela constatou que estava sendo filmada. Ao sair do banheiro, de acordo com a delegada, a vítima discutiu com um dos funcionários, que confirmou ser o dono do celular, e chamou a polícia. O suspeito fugiu antes da chegada dos policiais e, até a manhã desta segunda-feira não havia sido localizado.

Sarkozy promete a Lula indenizar vítimas do vôo 447

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, prometeu nesta segunda,15, ao presidente Lula que irá indenizar todas as famílias das vítimas do acidente com o Airbus da Air France. "O presidente francês me garantiu que todas as famílias brasileiras e francesas serão indenizadas pelo governo dele [da França]", afirmou Lula, após um almoço em Genebra com o colega francês. O presidente brasileiro ainda disse que Sarkozy manteria "uma busca incansável pela caixa-preta" da aeronave. "Isso será fundamental na investigação", afirmou Lula. O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. o voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro com direção a Paris em 31 de maio, às 19h30 (horário de Brasília), e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.
  • NÃO HÁ VÍTIMAS FRANCESAS:O embaixador francês, que está no Recife, disse que os peritos já identificaram alguns passageiros do voo 447 da Air France. Até domingo os comandos da Aeronáutica e da Marinha confirmaram que 43 corpos foram resgatados. A Polícia Federal informa que todos estão no Instituto Médico Legal da capital pernambucana. Outros seis corpos teriam sido recolhidos por uma embarcação francesa. Em entrevista coletiva, nesta segunda-feira,15, o embaixador Pierre-Jean Vandoorne não soube dizer quantas vítimas do acidente foram identificadas, mas garantiu que nenhuma delas é francesa. As autoridades brasileiras não confirmaram a informação.

Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República

domingo, 14 de junho de 2009

Lula em Genebra

O presidente lula chegou neste domingo,14, a Genebra, para participar da reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e da reunião da Organização Internacional do Trabalho -OIT. A escala em Genebra é a primeira de uma viagem que levará Lula à Cúpula do grupo dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), que será realizada na terça-feira, na cidade russa de Yekaterimburgo, e que será finalizada na quarta-feira, com uma visita oficial do Presidente ao Cazaquistão. De acordo com a agenda do presidente, a primeira atividade de Lula em Genebra será uma entrevista coletiva para a imprensa internacional. Depois, ainda pela manhã, Lula discursa no Conselho de Direitos Humanos da ONU, no qual o líder falará sobre seus projetos contra a fome e a pobreza, e se encontra com sindicalistas.
  • OIT: Depois, o Presidente participará da 98ª Conferência Internacional do Trabalho, convocada pela OIT, na qual alertará sobre os perigos da atual crise financeira internacional para os trabalhadores do mundo. Após sua participação na conferência da OIT, Lula almoçará com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, na sede da Missão do Brasil na ONU.
  • Este será o primeiro encontro entre os líderes desde o acidente envolvendo um avião da Air France no Atlântico, depois de sair do Rio de Janeiro com 228 pessoas a bordo. Depois do almoço com Sarkozy, Lula irá para a sede da União Internacional de Telecomunicações, onde receberá o prêmio "World Telecommunications and Information Society Award", pelas medidas que seu Governo adotou para combater a pedofilia pela internet.

Política gay

A ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, participa da 13ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que começou pouco depois do meio-dia deste domingo,14.
Foto: Iberê Thenório/G1
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), posa para fotos com
participantesda Parada Gay.
Foto: Divulgação

Presidente do TCE esfaqueado por assaltantes

Vítima de um assalto em sua residência quando levou uma facada no abdômen em São Sepé, Região Central do RS, 262 km de Porto Alegre, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Luiz Vargas, passa bem e já recebeu alta do Hospital de Caridade de Santa Maria, onde foi medicado na madrugada deste domingo. A casa de Vargas foi invadida no final da noite de sábado, onde três ladrões renderam ele e outras cinco pessoas (sua mulher, duas irmãs, filho e nora) e reviraram todo o interior do imóvel. Com vários pertences da família, os três ladrões e um quarto, que os aguardava em um carro, fugiram e foram perseguidos por uma patrulha de Brigada Militar. Dois deles foram baleados na perna. Conforme o delegado César Renan Rodrigues dos Santos, os dois cumpriam pena no regime semi-aberto e tinham autorização para ficar na rua até o final da tarde deste domingo. A polícia recuperou uma arma, joias, a camionete de Vargas e outros pertences. Os outros dois ladrões furaram o bloqueio e ainda não foram localizados.
Ramos/Diário de Santa Maria/Ag.RBS

Salto mortal

Um acidente de trânsito deixou dois mortos e um ferido na noite deste sábado,13, em Caxias do Sul -RS. O motorista perdeu o controle do carro e e caiu de uma altura de 10 metros. O veículo ficou com as rodas para cima na bacia de escoamento de água de uma represa, que estava vazia. O motorista do carro, o marceneiro Eder Pinto da Silva, 26 anos, ficou ferido e foi levado pelo Serviço Atendimento Médico de Urgência (Samu) para um hospital na região, onde permanece internado em estado estável. Os dois mortos são o estudante Felipe Pinheiro Dias, 16 anos, e o montador Fernando Pinheiro Dias, 24 anos. Bombeiros precisaram cortar as ferragens do carro para retirar os corpos dos mortos e do sobrevivente.
Foto: Nereu de Almeida/Pioneiro/Ag.RBS

Fragmentos de uma tragédia

Destroços do Airbus A330 da Air France chegam ao Recife. Fragata Constituição da Marinha brasileira transportou partes do avião.Técnicos franceses e brasileiros analisam vestígios.
Fotos: Eraldo Peres/AP

Um possível Estado Palestino

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, admitiu discutir a existência de um Estado Palestino com a condição "sine qua non" para a paz que o território que abrigar este seja "desmilitarizado". A atual postura a favor da negociação do novo Estado é fruto de pressão norte-americana. Mas outros atritos parecem prováveis devido a sua recusa em ceder com relação aos assentamentos. Desde que assumiu o poder, no fim de março, Netanyahu, chefe da coalizão de direita, vem resistindo aos apelos do presidente dos EUA, Barack Obama, e outros para aceitar que a saída nas negociações de paz seria a criação de um "Estado" palestino ao lado de Israel. "Não podem nos exigir de antemão um Estado palestino sem que (a comunidade internacional) nos garanta antes que o território que ficar em mãos dos palestinos esteja desmilitarizado", disse Netanyahu num discurso na Universidade de Bar-Ilan, próxima a Tel Aviv. "Se recebermos garantias, estaremos dispostos a aceitar um Estado palestino desmilitarizado ao lado do Estado judeu", afirmou Netanyahu. Do G1
Foto: Baz Ratner/AFP

Irã: eleição contestada

Um forte onda de manifestações e protestos tomou conta de Teerã desde o anúncio da reeleição do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, na votação da última sexta-feira. Desde o sábado, opositores foram às ruas para denunciar o que consideram uma fraude eleitoral, o candidato derrotado, o reformista Mir Hussein Moussavi, pediu anulação do resultado e a polícia reagiu prendendo dezenas de pessoas ligadas a grupos de oposição. Mas Ahmadinejad também recebe manifestações de apoio, e comemorou na tarde deste domingo sua conquista eleitoral junto a uma multidão estimada em cem mil pessoas.
  • A COLETIVA: Em entrevista coletiva o presidente comparou os protestos da oposição à reação de torcedores de futebol inconformados com a derrota do seu time. Segundo ele, perdedores sempre reclamam do resultado, e o Irã é um modelo de democracia para o mundo. Membros da oposição, por outro lado, denunciam o que chama de “golpe de Estado”, e prometem continuar protestando contra o resultado e a repressão.
  • A CENSURA: Pelo menos seis jornalistas ocidentais foram detidos e sofreram repressão enquanto faziam a cobertura dos protestos contra a reeleição do presidente em Teerã. A polícia iraniana deteve e expulsou do país dois jornalistas da TV pública holandesa que gravavam uma reportagem em frente ao escritório de Mir Hussein Moussavi, o principal adversário do chefe de Estado Mahmoud Ahmadinejad nas eleições presidenciais de sexta-feira. O governo iraniano está interferindo até nas transmissões em persa da "BBC" no Irã, onde um jornalista e um câmera da rede britânica foram presos.
  • A REPRESSÃO: Além dos jornalistas, a detenção de opositores e novos protestos aumentaram neste domingo a tensão no Irã, após os distúrbios pela contestada reeleição do presidente, que disse que os iranianos manifestaram o seu repúdio aos "opressores" que governam o mundo.

Fotos: Reuters

Orgulho gay

Uma multidão ocupou a Avenida Paulista no início de hoje, domingo, participar da 13ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que começou pouco depois do meio-dia. Os organizadores do evento esperam cerca de 3,5 milhões de pessoas na parada. A Polícia Militar informou, por volta das 13h45, que não irá divulgar uma estimativa do número de participantes do desfile
Foto: Agência Estado

sábado, 13 de junho de 2009

Airbus 447: a provável desintegração

Entre os 37 destroços do voo 447 encontrados pela Marinha no Oceano Atlântico, e apresentados pela primeira vez nesta sexta-feira ,12, há peças praticamente intactas, como uma maleta laranja operacional, poltronas da tripulação e máscaras de oxigênio. Para o consultor e engenheiro aeronáutico americano Robert Ditchey, aliados ao estabilizador já recolhido, eles apontam para a "forte conclusão" de que o A330 se desintegrou no ar. "Não há nenhuma evidência de fogo ou explosão. Há mais chances de o avião ter se partido no ar."
Foto: Roberto Candia/AP

Revolta em Teerã

A reeleição do conservador iraniano Mahmoud Ahmadinejad causou confrontos em Teerã. Milhares de eleitores de Mir Hussein Moussavi protestam resultado. Milhares de eleitores do candidato reformista Mir Hussein Moussavi se reuniram no centro de Teerã para pedir a anulação das eleições presidenciais desta sexta-feira,12, vencidas pelo atual chefe de Estado iraniano, o conservador Mahmoud Ahmadinejad. O clima na capital ficou tenso, e houve confrontos com eleitores do presidente reeleito, segundo a agência Reuters. Do G1
  • Os manifestantes, que carregavam fotos de Moussavi e bandeiras verdes - a cor da oposição -, resistiam às tentativas da polícia de dispersá-los. "Este não foi meu voto", gritavam os eleitores insatisfeiros com a vitória de Ahmadinejad, que recebeu mais de 60% dos votos, segundo os resultados oficiais.

Fotos: AP

Botox grátis: a quem interessar possa

Uma clínica em Arlington, no estado da Virgínia (RUA), oferece injeções de botox gratuitamente para trabalhadores desempregados. A iniciativa atraiu dezenas de pessoas, segundo reportagem da emissora de TV NBC. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, a aplicação de botox é o procedimento estético mais comum nos EUA. No ano passado, foram realizados mais de 5 milhões de tratamentos desse tipo. O médico da clínica Shannon Ginnan disse que os pacientes são sobretudo mulheres. No entanto ele destacou que as aplicações não fazem milagre, pois as rugas profundas na pele, por exemplo, não desaparecem completamente.

Foto: Jacquelyn Martin/AP

Consolo zimbabuano

Barack Obama anunciou uma ajuda de US$ 73 milhões para o Zimbábue. O anúncio foi feito após encontro de Obama com o premiê do Zimbábue, Morgan Tsvangirai, no Salão Oval da Casa Branca. Obama ressaltou que a ajuda beneficiará diretamente aos zimbabuanos e não passará pelo governo, devido às preocupações que continua suscitando o regime de Robert Mugabe. Inimigos políticos, Mugabe e Tsvangirai dividem o governo de coalizão no país africano em crise, após um longo processo de negociação terminado em fevereiro. Obama fez questão de destacar a diferença que existe entre Tsvangirai e Robert Mugabe. O presidente americano elogiou a ação de Tsvangirai e criticou Mugabe, que "não atuou em prol dos melhores interesse dos zimbabuanos e resistiu às mudanças democráticas
necessárias".
Foto: AFP

Obama apostou na mudança iraniana. E perdeu

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta sexta-feira,12, acreditar em mudança no Irã, num dia de eleições no país, com os iranianos comparecendo em massa às urnas para eleger seu presidente num pleito muito disputado. "Estamos entusiasmados de que haja, ao que parece, um forte debate no Irã", disse Obama à imprensa. A taxa de participação dos entre 46 milhões de eleitores cadastrados é considerada um fator fundamental para permitir que haja um segundo turno, ou inclusive que Mousavi, um conservador moderado, saia vitorioso no primeiro turno, tornando-se a segunda pessoa mais poderosa do país depois do guia supremo, o aiatolá Ali Khamenei.
Foto: AFP

Irã diz sim ao conservadorismo

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que tenta a reeleição, segue liderando com 65,2% dos votos, segundo mais uma parcial da apuração da eleição iraniana desta sexta-feira,12,. Seu principal rival, o ex-premiê Mir Hussein Moussavi, tinha 31,8%. Os resultados correspondem a 77% das urnas, ou cerca de 28 milhões de votos, segundo o Comitê Eleitoral. Com esses resultados, o conservador Ahmadinejad deve se reeleger sem a necessidade de disputar um segundo turno. Antes da abertura das urnas, analistas previam que a disputa iria a segundo turno. Com a divulgação das parciais, os partidários de Ahmadinejad já ocupavam as ruas de Teerã para celebrar a vitória. O resultado oficial deve ser divulgado às 8h locais (0h30 de Brasília) deste sábado (13), segundo o governo.
Foto: AFP

Pandemia vacinada

Estranhamente, a companhia farmacêutica suíça Novartis AG anunciou nesta sexta-feira,12, a produção do primeiro lote de uma vacina contra a nova gripe A (H1N1). O anúncio acontece um dia após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado a pandemia da nova gripe. Tudo muito cronometrado. Segundo a Novartis, que fez a declaração semanas antes do esperado, o primeiro lote será usado para avaliações clínicas e pré-teste. A vacina foi produzida em uma fábrica Novartis em Marburgo, na Alemanha. A empresa afirmou que a instalação poderá, potencialmente, produzir milhões de doses por semana. Uma segunda fábrica está sendo construída na Carolina do Norte, Estados Unidos. A OMS declarou que, de acordo com os laboratórios farmacêuticos, as vacinas devem estar aprovadas para a venda em setembro. Diversas empresas do segmento farmacêutico trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra o novo tipo de vírus influenza A H1N1. O certo é que, para um vírus que aparece do nada assombrando o planeta, haverá sempre indústrias farmacêuticas lucrando milhões. Gripe suína ou provocada?
  • Alerta nível 6: O comitê de emergência da OMS se reuniu nesta quinta-feira,11, por teleconferência e decidiu aumentar o nível de alerta para o mais alto, da fase 5 para a 6, o que significa que o vírus está provocando a primeira epidemia global de gripe em 41 anos.
Foto: Reuters

Frase do Dia

"Todo brasileiro é o cara".
Do presidente Lula ao ser anunciado como “o cara” pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), ao iniciar o discurso na cerimônia de inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto.

Forró bodó presidencial

O presidente Lula esteve em Sergipe nesta sexta-feira, 12, e em ritmo junino declarou o "milagre" do ProUni, programa Universidade para Todos que concede bolsas de estudo a alunos de baixa renda. Ele disse que até o término de seu mandato o número de beneficiados passará de 545 mil bolsistas para 720 mil. Em discurso, na inauguração de um campus da Universidade Federal de Sergipe em Laranjeiras, o presidente afirmou que em seu governo aconteceu o primeiro milagre, o Prouni, que hoje já tem em sua maioria meninos e meninas negras. " Tem mais negros do que durante todo o tempo desde o descobrimento. O Prouni tem 545 mil alunos e a expectativa é de 720 mil até 2010", disse. Lula esteve em Sergipe para inauguração de obras e visitou as cidades de Aracaju e Lagarto. O presidente afirmou ainda que em seu governo é “proibido” chamar educação de gasto. “Os ministros sabem que a educação é o investimento que dá mais retorno.” Lula afirmou ainda que seu governo está recuperando os "desmazelos" das gestões anteriores.
Foto: Domingos Tadeu/Presidência

Queda do Airbus: destroços e mais seis corpos encontrados

Seis corpos de possíveis vítimas do voo 447 da Air France estão a bordo de um navio francês. As vítimas, porém, serão consideradas apenas quando passarem para navios brasileiros. Por enquanto, o número oficial de corpos recolhidos permanece em 44. O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro no dia 31 de maio às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. Nesta sexta, navios brasileiros recolheram alguns destroços e pertences pessoais de passageiros que estariam no avião.
Foto: AP

EUA aposentam a TV analógica. E pisam no futuro digital

Acabou a TV analógica nos Estados Unidos da América. Nesta sexta-feira, 12, os americanos deram início ao corte de todos os seus sinais analógicos, pondo fim ao uso da tecnologia que levou suas imagens para todos os cantos do país durante seis décadas. A data representa o prazo final para o processo de transição completa do sistema de radiodifusão para a tecnologia digital. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Nielsen, cerca de 2,8 milhões de lares norte-americanos estão completamente despreparados para a transição, apesar do bombardeio de anúncios na TV propagando a iminente mudança, informou o "New York Times". Outras 9,5 milhões de famílias não estão totalmente prontas para receber o sinal digital, o que significa que podem ter atualizado alguns de seus televisores, mas não todos. "Lares jovens, afroamericanos e hispânicos são desproporcionalmente mais despreparados, enquanto os lares de idosos são os que estão mais prontos", publicou o "TVNewsDay".
  • A transmissão digital traz índices mais elevados de qualidade de imagem e som, além de novos canais para os telespectadores. A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla em inglês) colocou 4 mil operadores de plantão para receber chamadas de telespectadores ainda confusos com a mudança, além de criar centros demonstração da nova tecnologia digital em várias cidades norte-americanas.
  • O recém-disponível espectro analógico deixado pelas emissoras de TV será utilizado para serviços sem fio avançados e comunicações de emergência, ainda segundo a FCC.
Foto: Elise Amendola/AP

terça-feira, 9 de junho de 2009

Cenas da tragédia do 447

O helicóptero Super Puma, da Força Aérea Brasileira, pousou em Fernando de Noronha no fim da manhã desta terça-feira, 9, transportando oito corpos de vítimas do acidente do voo 447, da Air France, que estavam na Fragata Constituição. Mais cedo, um outro helicóptero, o Blackhawk, já havia chegado ao arquipélago com os primeiros oito corpos retirados da fragata. A embarcação deve voltar à região de buscas. Em Noronha, serão feitos os primeiros trabalhos de identificação. Depois, os corpos seguem para o Instituto Médico Legal do Recife, em uma aeronave C-130. O tempo estimado da viagem é uma hora, de acordo com os militares. Segundo Giucemar Tadosa, assessor de comunicação da Aeronáutica, mais quatro corpos foram resgatados nesta manhã, pela Fragata Bosísio. Com isso, chega a 28 o número de corpos retirados da água. A aeronave transportava 228 pessoas. Tabosa disse que há uma "linha de instabilidade" na região de Fernando de Noronha, que pode atrapalhar as decolagens dos aviões que participam nas buscas. Na região vasculhada pelas equipes de resgate, entretanto, as condições meteorológicas não influenciam o trabalho. Do GI
Foto:Thiago Queiroz/ Agência Estado

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Veja lista com nomes de alguns passageiros do Airbus desaparecido

  • Ana Carolina Rodrigues Ana Carolina Rodrigues também é pesquisadora da organização não governamental Viva Rio e estava trabalhando junto com Pablo Dreyfus no projeto de proteção a jovens que vivem em territórios vulneráveis. Antônio Augusto Gueiros Antônio Augusto Gueiros, de 46 anos, é diretor de informática da Michelin, fabricante de pneus. Christin Pieraerts A funcionária francesa da Michelin, Christin Pieraerts, que estava no Brasil e voltava para a França, também embarcou no avião da Air France. Deise Possamai A catarinense de Nova Veneza, Deise Possamai, de 34 anos, é funcionária pública da prefeitura de Criciúma e viajava para fazer cursos na França. Erich Heine A Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) confirmou em comunicado que o presidente de seu Conselho de Administração, Erich Heine, está entre os passageiros do voo. Giovanni Batista Lenzi O italiano Giovanni Batista Lenzi, deputado da Província Autônoma de Trento e Região Alto Adige, também veio ao Brasil para entregar uma doação às vítimas das enchentes que atingiram Santa Catarina. Harald Maximillian Winner O alemão Harald Maximillian Winner, 44 anos, iria à Alemanha para providenciar os documentos necessários para se casar no Brasil, segundo sua noiva, Helen Pedroso. Hilton Jadir Silveira de Souza A família de Hilton Jadir Silveira de Souza, de 50 anos, confirmou que ele estava no voo. Engenheiro da Petrobrás e natural de Montes Claros, Minas Gerais, ele ia para a Alemanha a serviço da empresa. A Petrobrás disse que só vai se pronunciar depois da divulgação da lista de passageiros. João Marques da Silva Filho João Marques da Silva Filho, de 67 anos, que pertence ao quadro de gerentes do Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, viajava para acompanhar testes de equipamentos. Juliana de Aquino A cantora Juliana de Aquino, de 29 anos, morava há seis anos na Alemanha e tinha vindo a Brasília visitar a família. Muito abalado, o pai disse ter certeza de que a filha estava a bordo do avião, pois conversou com ela por telefone pouco antes da decolagem. Letícia Chem Letícia Chem, 36 anos, viajava com os pais Roberto e Vera Chem para a Grécia. Luigi Zortea Prefeito de Canal San Bovo, em Trento, na Itália, Luigi Zortea também visitou o município de Gaspar (SC) para entregar doação no valor de 22,375 mil euros a um centro de apoio psicossocial às vítimas das enchentes em Santa Catarina. Luiz Roberto Anastácio Executivo da Michelin, fabricante de pneus, Luiz Roberto Anastácio, de 50 anos, é presidente da empresa para a América Latina. Marcelo Parente Gomes de Oliveira Chefe de gabinete do prefeito do Rio Eduardo Paes, Marcelo Parente Gomes de Oliveira, 38 anos, embarcou no voo AF 447 da Air France. A prefeitura informou que ele é advogado e professor de direito da PUC. Casado há 7 anos, ele não tem filhos e fazia uma viagem particular com a mulher.
  • Octavio Augusto Ceva Antunes Octavio Augusto Ceva Antunes é professor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e viajou para assistir a uma palestra. Entre 2004 e 2008, ele foi consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) na produção de fármacos anti-HIV.
  • Pablo Dreyfus Pesquisador da organização não governamental Viva Rio, Pablo Dreyfus embarcou no voo 447 da Air France. Ele atua em pesquisas sobre a produção de armas no Brasil e atualmente trabalhava no projeto de proteção a jovens que vivem em territórios vulneráveis. Príncipe Pedro Luis de Orleans e Bragança A Casa Imperial do Brasil confirmou que o príncipe Pedro Luis de Orleans e Bragança, de 26 anos, embarcou no voo 447 da Air France. Filho do príncipe Dom Antonio, ele é descendente de Dom Pedro II, e era o quarto na linha sucessória do trono. De acordo com informações de Carlos Eduardo Artagão, chanceler do Diretório Monárquico do Brasil, o príncipe é formado em administração de empresas e mora em Luxemburgo, e estava no país para visitar os pais. Rino Zandonai Diretor da Associazione Trentini Nel Mondo, o italiano Rino Zandonai veio ao Brasil para entregar uma doação a um centro de apoio psicossocial às vítimas das enchentes que atingiram Santa Catarina em novembro de 2008.
  • Roberto Corrêa Chem O cirurgião plástico gaúcho Roberto Corrêa Chem, de 65 anos, é diretor do banco de peles e chefe do serviço de cirurgia plástica da Santa Casa de Porto Alegre. Ele viajava com a mulher e a filha para a Grécia. Sílvio Barbato O maestro Sílvio Barbato, ex-regente da Orquestra Sinfônica Brasileira e do Theatro Municipal do Rio, está entre os passageiros do voo AF 447 da Air France. Vera Chem Mulher do cirurgião Roberto Chem, Vera Chem, 63 anos, é psicóloga. Ela voava com o marido e a filha para a Grécia. O casal tem outros dois filhos, de 38 e 30 anos.

Divulgação: G1

Tragédia no ar: avião com 228 a bordo cai no trajeto entre Rio e Paris

Um avião da Air France que partiu do Rio de Janeiro, na noite deste domingo,31, desapareceu sobre o Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo - brasileiros e franceses formavam a maioria dos passageiros. O voo AF 447 seguia para Paris e, aproximadamente às 23h, sumiu dos radares dos controles aéreos quando sobrevoava o Oceano Atlântico. A Força Aérea Brasileira -FAB, já mobilizou cinco aviões e dois helicópteros para o arquipélago de Fernando de Noronha. A Marinha irá cooperar no trabalho com três navios. O Comando da Aernáutica informou que os governos da França e dos Estados Unidos irão ajudar nas buscas ao Airbus. Entre os ocupantes do avião - 216 passageiros e 12 tripulantes, segundo a Air France - há um bebê, sete crianças, 82 mulheres e 126 homens. Segundo o site da companhia, estavam a bordo 58 passageiros brasileiros e 61 franceses, além de 26 alemães, 2 norte-americanos, 1 sul-africano, 1 argentino, 1 austríaco, 1 belga, 58 brasileiros, 5 ingleses, 1 canadense, 9 chineses, 1 croata, 2 espanhóis, 4 húngaros, 3 irlandeses, 1 islandês, 9 italianos, 5 libaneses, 2 marroquinos, 1 filipino, 2 poloneses, 1 romeno, 1 russo, 3 eslovacos, 1 dinamarquês, 1 estoniano, 1 gambiano, 1 sueco, 6 suíços, 1 holandês, 3 noruegueses e 1 turco.
Foto de arquivo do avião desaparecido: AP