sábado, 31 de março de 2012

A Vista

Apesar do caos urbano, são 463 anos. Então, em homenagem à Vista:
Salvador, Meu Amor, Bahia!

Caos permissivo

E aos 463 anos, Salvador dá um nó. Trânsito caótico, queijo suiço no asfalto, alarmantes índices de violência, Orla feia e maldita, tons encardidos no que deveria ser histórico, crescimento desordenado, impagável e inexplicável engenharia de tráfego e muita desarrumação urbana. A impressão que se tem é que nada está sendo planejado e tudo está sendo tocado nessa amada primeira capital do Brasil sem a visão e o menor senso de modernidade, estética, urbanismo e futuro. Num seminário sobre Segurança Pública, ouvir a seguinte frase do ex-prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy: " A permissividade é vizinha da criminalidade" . Pois então. Salvador está permissiva. Abusiva. Está sem gestão.

O Brasil e sua "cachoeira" de denúncias

E enquanto a cachoeira faz barulho, o senador Demóstenes Torres, do DEM, silencia sobre as denúncias que apontam sua ligação com o bicheiro caçador de niqueis, Carlinhos Cachoeira, a quem, em ligações grampeadas apresentadas pela Globo, o senador chama de "professor" e favorece através do seu mandato. Os democratas se inquietam. Querem uma explicação ANTES da Páscoa. E pelo visto, Demóstenes - que resolveu se fechar no final de semana em seu apartamento de Brasília -, tá lá pensando com seus botões que quem vai sentar no banco de arguição do Senado antes da páscoa, é o coelho. Contrariado com o inesperado telhado de vidro, o DEM prepara a expulsão do baluarte opositor infiel. Tá ficando difícil.... No meio da cachoeira, só clamando por um arco-íris!

terça-feira, 27 de março de 2012

Ligações perigosas

Acusado de manter suspeitas ligações com Carlos Cachoeira, preso no mês passado na Operação Monte Carlos que desmontou uma quadrilha de máquinas caça-níqueis, o senador Demóstenes Torres (GO), líder do DEM na Casa, até o momento não explicou qual a de mesmo dessa sua estreita relação. A Polícia Fedreal, que investiga o caso, garante que gravou cerca de 300 diálogos entre o senador e o empresário de jogos por pelo menos oito meses. As conversas não são inocentes. Demóstenes anda cabisbaixo pelos bastidores do Senado, pedindo apoio aqui e ali. Entregou a liderança, mas não abriu a boca. O DEM, buscando salvar a pele, já ventilou a possibilidade de mandar Demóstenes caçar seus níqueis em outra freguesia. O novíssimo líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), aquele que substituiu Jucá sob a batuta da presidente Dilma, ensaiou alguns panos quentes e lembrou que o senador tem "amplo direito de defesa". E quem disse que não? A sociedade inteira está esperando ele fazer isso!

O sinal

A novidade do chip no fardamento para controlar a entrada de estudantes numa escola municipal da Bahia me reportou a profecias apocalípticas. Quem já não ouviu falar no famigerado sinal da "besta" ? Os antigos tremiam só em pensar na possibilidade de ver sua pele marcada com o metafórico 666. Espirituais mais moderninhos. porém, já apostam numa versão mais tecnológica do controle "bestial". Um chip implantado na pele dos humanos para exercer sobre eles total controle. Céticos sempre bradaram: " mas que bobagem!". Bobagem? Será???? Olha aí o chip na farda dos alunos patrulhando o seu ir e vir. Educação pelo medo? Escola: prazer ou temor? Aprendizado: controle ou espontaneidade? Metodologia para reduzir a evasão ou constrangimento? Bastante questionável esse chip-método de se tentar combater a fuga escolar ! Algumas perguntas: a experiência inicial, implantada em apenas 25 escolas, não vai sair baratinha. Custará a bagatela de R$1,2 milhão. Esse dinheiro está saindo dos cofres públicos do município? Quem desenvolveu o sistema? Será ampliado para o resto do país? Quem está por trás do projeto? Quais os interesses "além" da bem intencionada iniciativa de manter as crianças na escola? Naturalmente, esses detalhes não estavam em nenhuma das matérias que li, todas muito limpas, elogiosas e superficiais.

sexta-feira, 23 de março de 2012

terça-feira, 20 de março de 2012

Disparos no ar

“Nós vivemos uma crise que tem a ver com fisiologismo, clientelismo, patrimonialismo e corrupção. Tem a ver também com uma base muito ampla e muito mal acostumada com Lula, que está cobrando seus espaços e seus ganhos. Dona Dilma não pode dizer que é contra isso porque é beneficiária direta”.
A metralhadora foi girada pelo deputado federal Roberto Freire, presidente nacional do Partido Popular Socialista (PPS), em entrevista ao jornalista Samuel Celestino, nesta segunda-feira, 19, no programa Bahia Notícias no Ar, na Tudo FM.

domingo, 18 de março de 2012

Romário prega e ninguém dá bola

Não custa nada prestar atenção no que o ex-jogador Romário, hoje deputado federal
(PSB-RJ) está pregando:
"Brasileiros, continuem cobrando e se manifestando porque essa palhaçada vai piorar quando tiver a um ano e meio da Copa. O pior ainda está por vir, porque o governo deixará que aconteçam as obras emergenciais, as que não precisam de licitações. Ai vai acontecer o maior roubo da história do Brasil".
Tomara que Romário não continue pregando no deserto.

sábado, 17 de março de 2012

O pseudo desprestígio da Bahia

Fico lendo e ouvindo por aí o quanto a Bahia perdeu de prestígio ao ver descer a rampa do Planalto, devidamente demitidos pela presidente Dilma Rousseff, três ministros do staff baiano e mais um do altíssimo escalão que presidia uma das empresas mais cobiçadas do País, a Petrobrás. Caíram: Orlando Silva, dos Esporte, por denúncia de corrupção.Mário Negromonte, das Cidades, pelo mesmo motivo. Afonso Florense, pelo que se comenta, por má desempenho. E Sérgio Gabrielli, da Petrobrás, por má avaliação segundo a ótica - não dita, mas comentada - da presidente. Então peraí, deixa ver se eu entendi. Qual foi o prestígio mesmo que a Bahia perdeu? Pelo visto, a Bahia estava perdendo prestígio diante da Nação com a atuação fraca e negativa dessas ilustres figuras frente às suas pastas. A Bahia que já deu e tem muita régua e compasso pra dá, com certeza acolhe em seus quadros um séquito de profissionais bem mais eficientes. O erro foi não garimpá-los pelos critérios técnicos que deveriam reger o processo seletivo. Numa coisa tenho certeza que todos vão concordar: ética, competência, excelência e resultados, não demite ninguém. Para de chorar Bahia!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dulcinéa ou Dom Quixote?

E Dilma tá pagando pra ver. Depois de trocar Romero Jucá por Eduardo Braga na liderança do governo no Senado e o agitado Cândido Vacarezza por Arlindo Chinaglia (PT-SP) na Câmara, a presidente esboçou: "Esse é o nosso governo". Uma mostra de que pretende eliminar a barba deixada por Lula e imprimir a sua cara à gestão? Tomara. Dilma já se movimentava desde a onda de denúncias contra ministros, aproveitando para demitir uma porrada deles que sentavam em cadeiras nem sempre oferecidas por ela. Nos últimos dias fez novas "limpas", por conta de baixo desempenho. Outras cabeças, por esses e outros motivos, ainda estão marcadas para rolar rampa planalto abaixo. Resta saber se nessa batalha quixotesca da presidente com os gigantes moinhos que movem o Congresso Nacional, alimentam a fome dos partidos e ventilam as fogueiras das vaidades, a dama que comanda o País logrará êxito sem causar danos à sua "ninada" governabilidade. Mas que ela está mostrando uma PT coragem, tá!

terça-feira, 13 de março de 2012

Dilma afaga a base e se livra de Jucá

Confortavelmente entronado em sua cadeira de líder do governo no Senado há 12 anos, Romero Jucá ( PMDB-RR) - que passou pelas gestões FHC, Lula e agora Dilma, vê-se assim de repente destronado. Em seu lugar, o Planalto vai enfiar a coroa na cabeça de Eduardo Braga (PMDB-AM) que já sinalizou que terá o "maior gosto" em reinar. Dilma argumenta um certo "rodízio", mas a verdade é que a base aliada do governo anda tensa. E desobediente. A turma peemedebista sinalizava rebeldia, reclamava de pouca articulação com o governo e poder demais concentrado nas mãos de Jucá, Renan Calheiros e Sarney. Aliás, foi sob o olhar passivo do líder Jucá que o governo foi derrotado na sonhada recondução de Bernardo Figueiredo à presidência da Agência de Transporte Terreste - ANTT. Jucá também pisou na bola com o governo quando retirou da pauta o projeto que Dilma queria sancionar no Dia Internacional da Mulher, estabelecendo multa pesada a empresas que pagarem menor salário a mulheres que exerçam a mesma função de homens. Dilma ficou sem chance de fazer uma boa figura com a mulherada. Mas aproveitou o desgosto pra dá uma boa tacada e matar dois coelhos de vez: atender aos insatisfeitos da base aliada e se livrar de Jucá.

O retorno acompanhado do Banda de Boca

As águas de março chegam fechando o Verão e trazendo aos palcos de Salvador o intimismo vocal da Banda de Boca. Dessa vez, a banda não vem sozinha. Traz junto a mineira-vienense, Denise Macedo, uma brasileira boa de voz radicada na Áustria, que chega na Bahia cheia de inspiração, provavelmente sorvida das águas do rio Danúbio, as mesmas que, com certeza, inspiraram clássicos mestres como Schubert, Strauss, Mozart, Hydn e até o alemão Ludwig Van Beethoven, atraído por um dos mais importantes cenários da inovação musical. Foi em Viena, consagrada Cidade dos Músicos, que Denise passou a viver, a reverberar e aperfeiçoar a sua arte canto-brasileiro. Em setembro do ano passado, a convite de Denise, Viena acolheu e conheceu o diferenciado som da Banda de Boca. Agora, a convite da Banda de Boca, é Denise quem mostra aos baianos o som MPB com retoques austríacos que sabe fazer. A temporada Banda de Boca & Denise Macedo é curta e vai durar exatos três dias. O espetáculo acontece no teatro do IRDEB, de 21 a 23 de março, às 20 horas. Um preview do que será apresentado no palco do Irdeb vai acontecer no dia 18, com entrada franca, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, às 17 horas. Mas as incursões da Banda de Boca em 2012 não param por aí. Nos meses de maio e junho o grupo estreia novo espetáculo no Xisto Bahia, em junho participa do Festival Prosa & Canto, em Goiás e, em agosto, volta a movimentar plateias e palcos paulistas com a sua inusitada arte de cantar e mimetizar sons de intrumentos com a boca.
  • Ficha Técnica
  • Local: Teatro do Irdeb (TVE - Federação)
  • Data: 21,22 e 23/03/2012
  • Horário: 20h
  • Ingresso: R$ 20,00

sexta-feira, 9 de março de 2012

A Frase do Dia da Mulher

"Vou ter também, no meu gabinete, monitores ligados a câmeras, para que eu e meus assessores possamos ver como está o atendimento nos principais hospitais e como vai o andamento das grandes obras. É assim que nós, mulheres, gostamos de cuidar das coisas: vendo todos os detalhes, tintim por tintim".
Dilma Rousseff - Presidente do Brasil

Pau a pau

Tomara que não haja recuo. O Projeto de Lei que prevê multa a empresa que pagar salário inferior à mulher quando ela exercer a mesma função que o homem já estava aprovadíssimo no Senado, em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos e eis que ocorre um " não se sabe o quê". O próprio líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou recurso argumentando que a matéria precisa ser ajustada em alguns pontos e o texto melhorado. Mas com certeza não é segredo pra ninguém o fato de que esse recuo tem a ver com o lobby empresarial. Aí, o que já estava certo, não se sabe como vai ficar. Volta tudo de novo: discussões, comissões, plenário, votação (não se sabe quando) e segue, caso não haja novos recursos, direto para ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff. A multa prevista na proposta não será mais aquela "multinha" variando entre R$ 80 a R$ 800, estabelecida pela CLT. Agora vai doer no bolso do infrator: a multa vai corresponder a cinco vezes a diferença salarial de todo o período da contratação. Taí um bom motivo pra comemorar o 8, 9, 10 e 11...... de março e de todos os meses da mulher. E, naturalmente, taí o recado para aqueles empresários machistas e abusivos que, à essa altura do moderno mundo, ainda acham que mulher merece menos.

quarta-feira, 7 de março de 2012

terça-feira, 6 de março de 2012

Respeito é bom. E o ministro da Defesa gosta

"Não estou preocupado com questão de afronta. O que é importante é o respeito à autoridade civil, da mesma maneira que nós respeitamos muito o profissionalismo dos militares. O governo da presidenta Dilma tem dado demonstrações bem efetivas disso, inclusive recriando condições de trabalho que estavam precárias", palavras do ministro da Defesa Celso Amorim, nesta terça-feira, 6, durante audiência pública no Senado. Amorim, que negou ter determinado a punição dos militares que fizeram publicar duas cartas desafiando sua autoridade e criticando a presidente Dilma, disse que não iria se estender sobre o assunto, que o assunto já estava direcionado e que a punição aos militares insubordinados está nas mãos dos comandantes das Forças Armadas.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Eles que venham......

E então nota-se um certo agito no banco da reserva. Não o do bola. O dos quartéis. Clubes militares - do Exército, Marinha e Aeronáutica - não servem apenas para acolher, congregar e "distrair" militares de pijama. Pelo que se viu nos últimos dias os que estão lá não desvestiram a farda e nem a arrogância do poder militar. Insatisfeitos com o Planalto, os da reserva fizeram circular nota na internet fazendo críticas à presidente Dilma Rousseff, acusando-a de se afastar do papel de estadista por não passar um "pito" em petistas que que fizeram declarações recentes sobre a ditadura. Mais precisamente, a nota foi publicada no blog mantido pela mulher do coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra. Esse mesmo: o ex-chefe do DOI-Codi, acusado de torturar presos políticos na ditadura. O ministro da defesa, Celso Amorim, mandou retirar a nota da internet. A reserva, então, se ouriçou ainda mais. 150 militares, inclusive o reformado Ustra, assinaram nova nota reafirmando a primeira, condenando a Comissão da Verdade que vai apontar os torturadores e, de quebra. desafiaram a presidente dizendo que não reconhecem a autoridade de Celso Amorim, E ameaçaram: " Eles que venham. Por aqui não Passarão". Peraí, deixa ver se eu entendi. A Lei não estabelece que, mesmo na reserva, esses militares devem seguir a hierarquia das Forças Armadas? Cujos comandos máximos pertencem à Presidente da República e ao seu Ministro de Defesa, exatamente nessa ordem? Ponto, portanto, para Dilma que determinou aos comandantes das Forças punirem com advertências por ato de insubordinação aos que assinaram o rebelde documento. Tomara que não seja pouco. Afinal, os da reserva declaram no texto que não vão se intimidar e que se manterão vigilantes. Vigilantes pra quê????? Era só o que nos faltava!

sexta-feira, 2 de março de 2012

A pesca, o poder e o anzol

Ao que parece deu com os burros n'agua a estratégia da presidente Dilma de nomear o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) como titular do Ministério da Pesca, só a fim de afagar os evangélicos e aplacar a resistência desse gigantesco segmento à candidatura de Fernando Haddad ( os fiéis não gostam de cartilhinhas favoráveis à homosexualidade nas escolas). Os evangélicos - que a cada eleição ampliam o número de cadeiras que ocupam nos parlamentos do país -, não se sentem representados por Crivella e acreditam que Dilma e Lula, juntos nessa empreitada, estão com a visão curta ao substimarem o poder de fogo e o tamanho da fatia que o segmento quer abocanhar no concorrido bolo do poder. Só para ilustrar: O deputado Eduardo Cunha (PMDB), importante figura da bancada evangélica, tascou em suas redes sociais sem medo de ser condenado pelos céus: "O Crivella não representa a bancada evangélica e nem o cargo dele tem nada a ver com evangélicos. Ele representa o partido dele. Achar que evangélicos vão ficar satisfeitos porque têm um deles no governo comandando o inexpressivo Ministério da Pesca é risível". Taí o recado! Bem feito! Afinal, entregar ministérios que deveriam funcionar com excelente desempenho técnico para dá resultados ao país em mãos de indoutos políticos apenas para manter as rédeas do jogo político não é apenas uma temeridade, é um desrespeito ao povo brasileiro. Mas enfim, Crivella, que confessou não entender de absolutamente nada da pasta que vai comandar, brincando inclusive que nem isca sabe enfiar no anzol, saiu-se com essa: "eu aprendo rápido". Ufa!, vamos respirar aliviados...
Charge: Garimpada do Google