terça-feira, 3 de junho de 2008

Lula de avião novo: Sucatinha e Sucatão serão vendidos

O presidente Lula voará com mais segurança e sem sobressaltos. O governo comprou dois jatos EMB-190/195, versão executiva que vão suibstituir os velhos Boeing 737-200 com 34 anos de uso, o batizados carinhosamente de "Sucatinhas". Eles eram utilizados como reservar do Airbus 319 presidencial. Os "Sucatinhas" já deram bons sustos ao presidente. Na sexta-feira, um deles teve o pára-brisa trincado durante o vôo quando retornava de El Salvador para o Brasil. Os dois Boeings da Presidência, a dupla Sucatinha e Sucatão, serão levados para o Rio de Janeiro e o governo pensa em vendê-los.
  • O preço: Cada um dos dois aviões terá um preço de R$ 84 milhões, com configuração especial para atender o transporte de autoridades, disseo presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado. A previsão é de que a primeira aeronave seja entregue em março de 2009 e a segunda em novembro do mesmo ano.
  • Panes: Os modelos da Boeing têm sofrido "panes complexas" e exigiram a instalação de novos equipamentos. O comandante citou ainda que os aviões antigos têm elevado consumo de combustível e carecem da falta de uma empresa nacional para manutenção.
  • O Airbus continua sendo o avião principal da presidência, mas o Embraer vai funcionar como reserva, já que ele tem autonomia para voar para qualquer capital da América do Sul.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário: