segunda-feira, 7 de julho de 2008

G8: Países mais ricos e Rússia iniciam cúpula anual

Os líderes do G8 (os oito países mais ricos e a Rússia) iniciaram onte, 7, em Hokkaido (norte do Japão) sua cúpula anual, de três dias de duração, na qual debaterão a situação econômica, a crise alimentícia e a mudança climática. Em um dia chuvoso e sob forte proteção policial, os governantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Canadá, Alemanha e Rússia foram recebidos um a um pelo anfitrião, o japonês Yasuo Fukuda, na entrada do luxuoso hotel Windsor, onde posaram para os fotógrafos antes de iniciar as sessões de trabalho. Participam também nesta primeira sessão, centrada no desenvolvimento da África, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick; o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; e os chefes de governo da Argélia, Etiópia, Gana, Nigéria, Senegal, África do Sul e Tanzânia.
  • Agenda: O primeiro foi dedicado ao desenvolvimento da África. Um dos objetivos marcados pela Presidência japonesa do G8 é promover o cumprimento dos "Objetivos do Milênio" da ONU. O outro é marcar uma data para reduzir as emissões de gases causadoras do efeito estufa.

Nenhum comentário: