No programa desta segunda-feira, 5, "Café com o Presidente", Lula pediu a população que denuncie os postos de combustíveis que aumentaram o preço da gasolina. "A gasolina não aumenta nada no posto. Se algum posto estiver aumentando, as pessoas podem denunciar porque não aumenta nada e o óleo diesel aumenta 8,8%", orientou Lula. O reajuste de 10% da gasolina e 15% no óleo diesel, feito pela Petrobras na venda para as refinarias, foi chamado de "medida inteligente" pelo presidente Lula. "Eu acho que foi uma medida, eu diria, inteligente da equipe econômica, porque era preciso fazer um reajuste para a Petrobrás, porque ela está já há algum tempo sem reajustar, mas nós não queremos que esse aumento tenha um efeito na inflação. Por isso, é que foi feito um jogo combinado: o aumento com desconto na CIDE e isso diminui o efeito do aumento", disse o presidente. O "jogo combinado" é a redução de 0,10 centavos da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE), tributo incidente sobre a comercialização de combustíveis.
- Como denunciar: O Ministério da Fazenda informou que denúncias sobre aumento excessivo nos preços da gasolina podem ser feitas à ouvidoria do ministério. Para isso é preciso entrar no site e clicar no link Fale Conosco.


Nenhum comentário:
Postar um comentário