terça-feira, 30 de abril de 2013

O melancólico silêncio dos indignados

O que será que aconteceu com os sindicalistas???? Aqueles, combativos, ferrenhos  que não pestanejavam em mobilizar suas categorias para lutar por melhores condições de trabalho, melhores salários, respeito e valorização do trabalhador, garantias dos direitos conquistados, novas coquistas trabalhistas, cumprimento das legislações, pelas liberdades democráticas, de expressão, de opinião, de imprensa, pela transparência, contra a corrupção e, enfim, pelo respeito ao Estado Democrático de Direito? Onde estão as bandeiras levantadas? Aquelas, da dignidade de cidadão?

Ou alguem vai me dizer que tudo já foi conquistado, que vivemos numa harmonia democrática de igualdades social," nunca vista antes na história desse país", assegurada pelos que hoje descansam nas cadeiras do poder antes tão vituperado?

O que mudou? O que os fez calar? Então não existe mais aquela cruel luta de classe? Somos todos harmoniosamente unidos numa só carne? Digo Classe? Vivendo e usufruindo das mesmos direitos, dos mesmos acessos, da mesma qualidade de vida, da mesma felicidade serena do benessere, do viver digno e garantido?

Então faz sentido, portanto, a Força Sindical , depois de sete anos promovendo mega evento na Praça Castro Alves, anunciar que não vai participar das comemorações pelo 1º de Maio. A " Força" agradece a todos em nota oficial - trabalhadores, imprensa, prefeitura e aos que mais apoiaram o evento- lamentando o seu cancelamento dois dias antes do ato. Não haverá portanto o barulho e nem a marcha dos indignados? Onde estão os indignados. Por qual motivo e quais ouvidos querem poupar?

Essa "força" brutal que se movimenta para  domar. impedir e fazer calar a voz do contraditório no país, sejam elas vozes isoladas, grupais ou institucionais, com a pretensão equivocada e burra de reinar numa absoluta unanimidade,  não fere apenas princípios constitucionais, inalienáveis. Pior. Torna-se fascista e perigosamente manipuladora .
Quem tem olhos para ver, urge enxergar!

Nenhum comentário: