sábado, 4 de maio de 2013

O brechó sonoro da Banda de Boca

Um ousado projeto virtual está movimentando as redes sociais do Banda de Boca. Trata-se do programa ARMAZÉM MUSICAL criado pelo grupo para a internet, com clipes especiais produzidos e lançados a cada mês no canal de vídeos da banda, no Youtube (www.youtube.com.br/bandadeboca1).  Dois videos já foram lançados e estão se reproduzindo em centenas na ferramenta "compartilhar"  do Facebook e  no "retweet" do Twitter, fora os milhares de acesso no YouTube.
 
No primeiro epsódio do programa o grupo apresenta a música Último Romance, de Rodrigo Amarantes, com arranjos de Hiran Monteiro, que fez questão de manter as características sentimentais do Los Hermanos, imprimindo, porém, a "cara" da Banda nos hamoniosos vocais e na sonoridade dos metais, a exemplo do trompete e do trombone, como de praxe produzidos em sons com a boca, sem os instrumentos. O segundo video, postado na última quarta-feira, dia primeiro, dispara a múscia Cada Olhar, composição e arranjos também de HIran Monteiro, cuja linha de edição acabou inspirando-se em dois momentos poéticos captados durante as gravações relaizadas em uma das praias de Salvador e não previstas ou planejadas pelo banda. Em meio às cenas surge a figura de um homem simples, caminhando na areia com um cajado e carregando alguns fardos nos ombros. Em outra cena, a natureza brinda um dos momentos do video com uma inesperada revoada de pássaros. " Essas imagens acabaram por inspirar a linha poética do segundo video e até batizamos o nosso inusitado personagem de "o profeta", conta Hiran, explicando que a idéia do projeto está assentada na simplicidade.

 " Nossa intenção não é produzir videos super elaborados, complicados. O sentido da nossa proposta está justamente em mostrar de forma simples esse estilo vintage, estabelecendo uma conexão artística entre a sonoridade, a interpertação, os movimentos e até entre a coloração das imagens", disse, adiantando que o terceiro epsódio, cujos arranjos serão assinados pelo multiinstrumentista de "boca", Fábio Eça, mostrará de forma mais acentuada essa junção da arte, integrando música, cenário, interpertação e figurino.
 
Hiran Monteiro diz que os estilos apresentados pelo Armazém Musical não serão nacessariamente levados aos palcos nas temporadas do Banda de Boca. " São canções e arranjos selecionados e elaborados especificamente para esse projeto", diz. Cheia de fôlego para 2013, a Banda de Boca informa que está aquecendo vozes, " instrumentos"   e selecionando o repertório que vai compor, em breve, algo novo para o público. E o público, feliz da vida, agradece! 
 
  • Veja os videos:
 
 

Nenhum comentário: