sábado, 12 de abril de 2008
Alerta global
A disparada dos preços dos alimentos e energia gerou violentos protestos no Haiti, Egito e uma greve geral em Burkina Faso (África). O presidente do Banco Mundial (BIRD), Roberto Zoellick responsabilizou o aumento da produção do biocombustível nos EUA e Europa pela disparada dos preços dos alimentos nomundo. "É preciso reconhecer que o aumento da demanda em biocombustíveis tem um impacto em todos os preços dos produtos alimentares, e isso representa um grave perigo em algumas partes do mundo, como no Haiti ou na África", advertiu Zoellick.
O porta-voz do Programa Mundial de Alimentos da ONU, Gregory Barrow, também chamou a atenção para a possibilidade real de instabilidade social. " Essa é uma ameaça que o mundo deve encarar com seriedade."
Enquanto isso. o presidente Lula: "O aumento dos preços dos alimentos acontece porque os pobres começarem a comer em lugares como China, Índia e América Latina. E não venham me dizer que o aumento é por causa dos biocombustíveis. A solução é que necessitamos produzir mais". Tá dito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário