quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Esnobes farpas européias

Enquanto na Bulgária figurões se esbarram para sair bem na foto com Dilma e um punhado de empresários, além de populares, começam a enxergar a presidente brasileira como a esperança verde e amarela da crise, uma fatia, digamos assim, mais esnobe do Velho Mundo, torce o nariz e ataca: O Financial Times, por exemplo, no blog Beyondbrics, chamou Dilma e seus conselhos fiscais de hipócritas. E ironizou classificando o Brasil varonil de "recém-descoberto global". " O país que está em 152º lugar no ranking do Banco Mundial por seu pesado sistema tributário está dando conselhos sobre impostos restritivos", despeitou-se o texto de Samantha Pearson, quase falando: "era só o que nos faltava". O artigo ainda lasca críticas ao ministro Guido Mantega que "ousou" coordenar uma ajuda dos BRICs aos países europeus, sem ter, segundo o artigo, consultado os parceiros. Contrariando o FT, a imprensa da bulgária batiza Dilma de " dama de ferro global e social" e o país natal de "seo " Pedro Rousseff, pai de Dilma, ignora o mau-humor jornalístico do FT e lota a presidente de honras e condecorações.

  • O certo é que o Brasil vem se mostrando, de fato, um país promissor, com excelentes perspectivas para investimentos. A imagem do Brasil no cenário internacional é forte e positiva, graças às incursões iniciadas por FHC, sedimentadas por Lula e reforçadas agora por Dilma. Bill Clinton, o ex- presidente americano, no encerramento do Fórum de Desenvolvimento Sustentável em Nova York, avaliou o Brasil como o mais promissor dos países que congregam o BRIC - Rússia, Índia e China..
  • E MAIS: Pesquisa do banco JP Morgan, feita com 40 investidores norte-americanos e europeus que administram US$ 57,3 bilhões na região, colocaram o Brasil no topo do melhor. De cada 10 entrevistados, 7 afirmaram que o Brasil é o país que vai oferecer as melhores oportunidades de negócios até, pelo menos, 2014, ano da Copa do Mundo. As justificativas passam pela expansão da classe média e o peso maior do Brasil na economia mundial.
  • A pesquisa apontou ainda que entre os países da América Latina, o Brasil é o que tem as melhores práticas de relações com investidores e de governança corporativa.
  • HÁ PORÉM UM QUESITINHO QUE NÃO PASSA DESPERCEBIDO: O Brasil foi o país mais mencionado quando o banco perguntou sobre as piores práticas de governança.
  • A pesquisa foi feita durante os meses de junho e julho deste ano.

Fotos: Roberto Stuckert Filho / Presidência

Nenhum comentário: