terça-feira, 11 de outubro de 2011

O avanço dos indignados

Os indignados começaram a se movimentar na Espanha. E, ao que parece, o protesto pacífico ganhou novos rumos, dimensões e causas, tornando-se imprevisível. Os indignados levantam agora uma bandeira universal , batizada com nome mais abrangente: United for Global Change - Unidos para a Mudança Global. Da Praça Tahrir no Cairo, passando pela Praça Verde em Trípoli, Praça Syntagma em Atenas e agora no Parque Zuccoti em Nova York, a ira popular contra as elites no poder está se propagando ao redor do mundo. O Ocupe Wall Street contra a desigualdade financeira que começou no parque em Nova York e se espalhou pelos Estados Unidos, de Tampa, na Flórida, a Portland, no Oregon, passando por Los Angeles e Chicago, se junta num eco só, cresce, cria volume e soma um coral de vozes contra as indignações que permeiam o mundo: do terror e tirania árabe aos propósitos anti-americanos, ganhando ainda que timidamente, brados contra a corrupção brasileira.
  • PROTESTO GLOBAL: Uma movimentação de amplitude global está marcada para o próximo sábado, 15 de outubro, com mais de 400 iniciativas previstas em mais de 45 países. Divulgado pelo site United for Global Change o movimento já confirmou a adesão de países da América, Ásia, África e Europa.
  • Todos se preparem para reivindicar direitos e exigir democracia verdadeira.
  • NO BRASIL: Os indignados contra a corrupção começam a formar um corpo que cresce e se mobiliza. Emblematicamente, no feriado do Dia da Criança, nesta quarta-feira, 12, o movimento contra a corrupção- que já lançou sua página na internet- , convoca o país para protestar. A marcha está sendo organizada pela internet há pelo menos um mês e contará com eventos em 28 cidades em 17 estados, além do Distrito Federal. Os organizadores dizem não ter expectativa sobre o número de pessoas que podem comparecer aos atos - boa parte deles simultâneos -, mas esperam superar a marca dos 25 mil manifestantes, que foram às ruas no Sete de Setembro.
  • Em Salvador, Bahia, está marcada uma caminhada a partir das 14 horas, saindo do Cristo da Barra, seguindo até o bairro de Ondina. 749 pessoas confirmaram paraticipação através de rede social. Membros da Associação dos Magistrados da Bahia avisam: vão vestir preto com uma tarja vermelha com a frase: "Magistrados indignados com a corrupção”.

Foto: Reuters/ Fontes: G1 /Folha Global/Política Livre

Nenhum comentário: