sábado, 13 de junho de 2009

EUA aposentam a TV analógica. E pisam no futuro digital

Acabou a TV analógica nos Estados Unidos da América. Nesta sexta-feira, 12, os americanos deram início ao corte de todos os seus sinais analógicos, pondo fim ao uso da tecnologia que levou suas imagens para todos os cantos do país durante seis décadas. A data representa o prazo final para o processo de transição completa do sistema de radiodifusão para a tecnologia digital. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Nielsen, cerca de 2,8 milhões de lares norte-americanos estão completamente despreparados para a transição, apesar do bombardeio de anúncios na TV propagando a iminente mudança, informou o "New York Times". Outras 9,5 milhões de famílias não estão totalmente prontas para receber o sinal digital, o que significa que podem ter atualizado alguns de seus televisores, mas não todos. "Lares jovens, afroamericanos e hispânicos são desproporcionalmente mais despreparados, enquanto os lares de idosos são os que estão mais prontos", publicou o "TVNewsDay".
  • A transmissão digital traz índices mais elevados de qualidade de imagem e som, além de novos canais para os telespectadores. A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla em inglês) colocou 4 mil operadores de plantão para receber chamadas de telespectadores ainda confusos com a mudança, além de criar centros demonstração da nova tecnologia digital em várias cidades norte-americanas.
  • O recém-disponível espectro analógico deixado pelas emissoras de TV será utilizado para serviços sem fio avançados e comunicações de emergência, ainda segundo a FCC.
Foto: Elise Amendola/AP

Nenhum comentário: