segunda-feira, 15 de junho de 2009

Revolta islâmica

Um tiroteio foi registrado durante a manifestação oposicionista na noite desta segunda-feira,15, no centro de Teerã, capital do Irã, segundo a TV estatal. Segundo a reportagem, os tiros foram 'esporádicos' e não se sabe sua origem. Eles provocaram a fuga de quem estava por perto. Uma pessoa morreu vítima de disparos feitos pela milícia islâmica voluntária Basij, disse um fotógrafo iraniano à Associated Press. Ele não quis se identificar. Não há confirmação oficial da morte. Tiroteios e explosões também foram registrados em três diferentes bairros do norte da capital, segundo testemunhas citadas pela Reuters. Dezenas de milhares de manifestantes oposicionistas reuniram-se no ato desta segunda, convocado pela oposição em prostesto contra os resultados da eleição presidencial de sexta-feira. O encontro desafiou uma proibição de manifestações, estabelecida pelo Ministério do Interior. Policiais ouvidos pela France Presse estimaram em ao menos um milhão o número de participantes. O protesto ocorreu no mesmo local onde costumam ser celebrados os aniversários da Revolução Islâmica de 1979.
  • O candidato Miss Houssein Moussavi participou da manifestação ao lado de outros líderes oposicionistas e pediu uma nova votação. Ele saiu derrotado sexta-feira pelo atual presidente Mahmoud Ahmadinejad, que tentava a reeleição, segundo os dados oficiais.
  • Os ministros de Relações Exteriores dos países da União Europeia pediram formalmente nesta segunda-feira que o Irã investigue o processo eleitoral que garantiu a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinehad. Eles também lamentaram o "uso de força contra manifestantes pacíficos". A declaração conjunta foi emitida em Luxemburgo.

Fotos: AFP

Nenhum comentário: