segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Barack Obama nomeia veteranos para a Casa Branca

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou três políticos "veteranos" de Washington para a sua equipe na Casa Branca neste domingo,16. Seu principal auxiliar no Senado foi nomeado conselheiro sênior, e dois deputados foram designados assistentes do chefe de gabinete Rahm Emanuel. O gabinete de transição de Obama informou em comunicado que Pete Rouse, principal assessor de Obama quando senador por Illinois, irá integrar a Casa Branca como conselheiro sênior. Ele já faz parte da equipe de transição de governo. O gabinete de Obama também informou que Mona Sutphen, que trabalhou no Conselho Nacional de Segurança durante a administração do ex-presidente Bill Clinton, e Jim Messina, ex-assessor principal de dois senadores norte-americanos, devem ser representantes do chefe de gabinete. No sábado, Obama havia nomeado Philip Schiliro como assistente de assuntos legislativos. A equipe de Obama também inclui Ron Klain, que vai ser chefe de gabinete do vice-presidente Joe Biden, e Valeri Jarrett, que será conselheira sênior e assistente de relações intergovernamentais.
  • Obama assume a Presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro. McCain, senador pelo estado do Arizona, irá visitar Obama em Chicago nesta segunda-feira para discutir maneiras de trabalharem juntos.
  • Senado: Conforme anunciado na quinta-feira, Obama renunciou a sua cadeira no Senado por Illinois neste domingo, para poder se dedicar integralmente à transição de governo. Em uma carta publicada em jornais do estado , ele agradeceu à população e citou o povo simples do estado e Abraham Lincoln, outro político local que ocupou a Presidência. O sucessor de Obama no Senado, para cumprir mais dois anos de mandato, será nomeado pelo governador democrata de Illinois, Rod Blagojevich.

Foto: AP

Nenhum comentário: