domingo, 16 de novembro de 2008

A Crise no mundo: Japão decreta recessão

  • O Japão anunciou nesta segunda-feira, 17, ( no Brasil, domingo,16) que entrou em recessão após registrar a segunda contração trimestral consecutiva entre julho e setembro de 0,4% em relação há um ano e 0,1% na comparação com o segundo trimestre, segundo informou o governo em um relatório preliminar. Para entrar oficialmente em recessão, a economia de um país precisa "encolher" por dois trimestres seguidos. No segundo trimestre, o PIB já havia sofrido uma contração de 0,9% em relação ao trimestre anterior, segundo dados oficiais revisados, também publicados nesta segunda-feira. O resultado, segundo o governo, foi prejudicado por uma forte redução do investimento empresarial.
  • A Itália prepara um plano de três anos no valor de 80 bilhões de euros (US$ 101 bilhões) para ajudar sua economia enfraquecida, anunciou o ministro da Economia Giulio Tremonti após a reunião do grupo de 20 países em Washington para discutir a crise financeira global. Falando em coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, Tremonti disse que o plano vai depender em grande medida de recursos da União Européia e terá impacto modesto sobre o déficit orçamentário. De acordo com Tremonti, o plano será apresentado como decreto emergencial "nos próximos dias."
  • G-20: Neste fim de semana, líderes das 20 principais economias do mundo se reuniram em Washington para buscar soluções contra a crise. Ao final do encontro, eles divulgaram um comunicado conjunto com um plano de ações para evitar o agravamento de uma recessão global profunda. Entre as recomendações anunciadas no documento, estão o pedido de reformulação do FMI e do Banco Mundial e a retomada da Rodada de Doha até o final do ano.
  • Espanha: O PIB da Espanha registrou contração de 0,2% no terceiro trimestre, em relação ao segundo trimestre, segundo dados preliminares do Instituto de Estatísticas Nacionais da Espanha (INE). A economia espanhola não entrou em recessão, como aconteceu na Alemanha e na Itália, uma vez que o PIB registrou crescimento de 0,1% no segundo trimestre.
  • Portugal: A economia de Portugal estagnou no terceiro trimestre, com o PIB estável em relação ao segundo trimestre, de acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Estatísticas de Portugal. O PIB de Portugal registrou contração de 0,2% no primeiro trimestre, em base trimestral, e cresceu 0,3% no segundo trimestre.
  • Holanda: O PIB da Holanda também ficou estável no terceiro trimestre deste ano em comparação com o segundo, depois de também ter ficado estagnado no segundo trimestre ante o primeiro. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, houve expansão de 1,8%, de acordo com o departamento central de estatísticas do país.
  • Hungria: A Hungria registrou contração 0,1% no PIB no terceiro trimestre em comparação a um crescimento de 0,4% no segundo trimestre. Em comparação ao terceiro trimestre do ano passado, o PIB cresceu 0,8%, em termo real, abaixo da expansão anual de 2% no segundo trimestre. As informações são da Dow Jones.
  • Brasil: Das 58 empresas responsáveis pelas ações que compõem o índice Ibovespa, referência da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), 50 (86,2%) perderam valor de mercado (soma do valor de suas ações) neste ano em relação a 2007, segundo a consultoria Economatica. No entanto, há oito empresas, entre as 58 do Ibovespa, que, apesar da crise, registraram crescimento em seu valor de mercado. O banco Nossa Caixa teve sua marca valorizada pela provável compra pelo Banco do Brasil, tendo registrado alta de 120,15% em seu valor de mercado. As outras sete empresas são Natura (26,29%), Ultrapar (25,26%), Brasil Telecom (19,87%), CTEEP (17,51%), Souza Cruz (6,53%), Eletrobras (5,08%) e Telesp (4,46%).

Nenhum comentário: