quinta-feira, 24 de julho de 2008

Obama pede que a Europa se alie aos EUA

O virtual candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama, esteve na Alemanha e pediu nesta quinta-feira, 24, que a Europa fique ao lado dos Estados Unidos para trazer estabilidade ao Afeganistão e para enfrentar ameaças como a da mudança climática e a da proliferação nuclear. Muito aplaudido, Obama falou para uma entusiasmada multidão em Berlim, na Coluna da Vitória, na Praça Tiergarten. Segundo a polícia alemã, 200 mil pessoas assistiram ao discurso. Ele disse que os EUA não têm parceiro melhor que a Europa e que os aliados devem resistir à tentação de "se virarem as costas".

  • Susto: O hall de entrada do hotel Adlon, onde Obama está hospedado em Berlim, teve de ser evacuado por causa de um pacote suspeito, que no fim era inofensivo. Segundo a polícia, um taxista entregou no hotel um pacote destinado ao candidato democrata. As forças de segurança ordenaram esvaziar o hall para que os agentes e os cães treinados para a detecção de explosivos pudessem examinar o objeto. A polícia suspendeu o alarme poucos minutos após inspecionar o pacote.

  • Na véspera da viagem de Obama a Berlim, também houve um percalço que colocou à prova as forças de segurança. A polícia deteve um homem que foi até a Coluna da Vitória, onde Obama fará um discurso. O homem ultrapassou as dezenas de cercas de separação que isolaram o trânsito ao local, gritando que tinha uma bomba, ameaça que as investigações mostraram ser falsas. G1

Nenhum comentário: