- Modelo Zimbábue: Cidades de candidato único
Segundo o TSE - Tribunal Superior Eleitoral, 145 cidades brasileiras ainda apresentam um único pedido de registro de candidatura a prefeito. A última atualização de registros foi feita pela Justiça Eleitoral na noite de terça-feira. A situação, conforme divulgou o TSE, pode ser alterada porque o sistema continua recebendo informações dos tribunais regionais eleitorais dos estados. Dos 400 mil registros de candidaturas incialmente previstos - entre prefeitos e vereadores - o tribunal já registrou 375 mil, quase 94%. Os municípios com candidatura única estão espalhados por 19 estados brasileiros. Rio Grande do Sul é o estado com maior número de municípios com candidatura única - 31. Em seguida vêm Paraná (23), São Paulo (21) e Minas Gerais (20). Segundo o tribunal, o maior colégio eleitoral que apresenta um único registro de candidatura é Rio das Ostras, com 57,6 mil eleitores.
Cidades com candidatos demais : Em situação contrária, três capitais são os locais onde a disputa registra mais candidatos: Rio de Janeiro (RJ), com 12; e São Paulo (SP) e São Luís (MA), com 11. A cidade de Três Corações, em Minas, tem dez pleiteantes.
- Reprovados no português: Doze candidatos a vereador e um a vice-prefeito de um município do sul de Minas Gerais tiveram suas candidaturas indeferidas após serem reprovados em um exame de língua portuguesa realizadas pelo juiz eleitoral local. Os 13 candidatos são de Poço Fundo e todos, juntamente com os outros 47 candidatos, fizeram a prova, que não era obrigatória, após receber o convite do juiz Válter José Vieira.As provas se resumiram a dois ditados. No primeiro, os candidatos tiveram que escrever: “O ministro Gilmar Mendes soltou pela segunda vez Daniel Dantas”. Nesta, 21 não foram bem. O juiz eleitoral resolveu, então, dar uma segunda chance. No novo ditado, os candidatos tiveram que escrever: “A realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral”. Treze deles, porém, foram reprovados.
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Curiosidades das eleições 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário