quarta-feira, 30 de julho de 2008

O fracasso de Doha

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, admitiu nesta terça-feira, 29, que não haverá mais tempo durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fechar um acordo multilateral na OMC - Organização Mundial de Comércio. Após a reunião em Genebra, quando fracassaram as negociações para a Rodada de Doha, Amorim falou com Lula por telefone. "O presidente Lula me disse: 'Celso, valeu a pena'", contou o chanceler. Amorim, que dedicou grande parte de sua gestão para obter um acordo e ter a Rodada de Doha como um de seus legados, sabe que ele mesmo não deverá ser o ministro quando o processo for concluído, se é que haverá um acordo. "Vai levar agora muito tempo para voltar ao jogo. Provavelmente com novas pessoas, novos jogadores. Essas pessoas virão com idéias, mas vai exigir avaliações novas", disse.
  • O fio não segurou: "Eu disse que a Rodada estava por um fio. O fio não segurou. É lamentável. Ouvimos apelos de países para que tentássemos ainda continuar. Mas acho que sou o mais velho e inocente. Eu seria o que mais apostaria num acordo. Fracassamos, mas, se eu fosse o técnico, substituiria os jogadores para ver se conseguiríamos um acordo. É inacreditável que fracassamos em apenas um ponto. Mude o time e tente de novo", afirmou Amorim.

Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Nenhum comentário: