quinta-feira, 24 de julho de 2008

Galinhódromo atrai competidores e turistas para o agreste pernambucano

A cidade de São Bento do Una, que fica a cerca de 350 quilômetros do Recife, vai sediar a 11ª Corrida da Galinha durante os dias 25 a 27 de julho. O evento reúne centenas de máquinas penosas, como são chamadas as estrelas da competição, turistas e moradores do agreste pernambucano. O evento deste ano é temático e está focado nas Olimpíadas de Pequim. Segundo o publicitário Marcos Valença, 48 anos, um dos organizadores da corrida, até o tradicional símbolo olímpico, com cinco argolas entrelaçadas, inspirou o novo logotipo da competição das galinhas. É uma espécie de intercâmbio galináceo com a China”, disse. Apesar de se chamar Corrida das Galinhas, galos também podem participar da competição. “Tendo bico, pata e pena, não tem problema e já está no páreo”, afirmou Valença. Informações do G1

  • A corrida foi criada em 1993, no Recife, por um grupo de amigos estudantes. “A gente chegava da aula e não tinha o que fazer. Resolvemos soltar as galinhas da cidade pra ver o que dava”, disse o publicitário, lembrando que a cidade é conhecida pela avicultura.
  • Competições: São realizados quatro treinos classificatórios na sexta-feira (25) e sábado (26) para selecionar as nove “máquinas” mais rápidas em cada categoria (galinha e galo).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O grid de largada será feito no domingo,27. As nove máquinas mais rápidas em cada categoria serão classificadas. A competição para “pilotos de última hora” também será disputada no mesmo dia. A modalidade “segura nos trinta” é feita com galinhas d'Angola (guiné). No “ovo ao alvo”, os competidores deverão segurar um ovo, arremessado por juízes para o alto, sem quebrá-lo. No “coma seu frango”, os participantes têm de comer um frango assado inteiro no menor tempo possível. Na modalidade “penas, plumas e paetês”, ganha quem levar a ave mais fantasiada. O “canto do galo” é a disputa para quem imitar melhor um galo cantando.

  • Premiação: O dono da galinha vencedora da corrida terá direito a colocar os pés da ave na calçada da fama, um milhão [milho grande] e R$ 500. Para o dono da galinha derrotada, o prêmio é uma panela de pressão e tempero para canja.
  • Infra-estrutura: A competição em si será realizada no galinhódromo, cuja pista, em circuito fechado, tem 120 metros de extensão e é protegida por tela para evitar a fuga das participantes. A arquibancada tem capacidade para 2 mil torcedores e é apelidado de poleiro.
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: