quarta-feira, 9 de julho de 2008

Lula: Primeiro presidente do Brasil em solo vietnamita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aterrissou nesta quarta-feira,9, em Hanói para a primeira visita de um chefe de Estado do Brasil ao Vietnã, dentro da estratégia de transformar 2008 no "ano da Ásia" das relações externas do país. Lula ficará menos de um dia em solo vietnamita e seguirá para o Timor Leste e Indonésia, país que visita no sábado. A programação dele começará com uma cerimônia de oferenda de flores no Mausoléu de Ho Chi Minh (1890-1969), o grande herói do país, que liderou o movimento pela independência e a quem a população local se refere como "tio Ho". Lula visitará o general Vo Nguyen Giap, de 97 anos, que foi o principal estrategista militar das guerras contra os franceses e norte-americanos, vencidas pelos vietnamitas. O assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse ontem, ao chegar a Hanói, que a visita tem um caráter econômico e político, mas também "sentimental". "Muitos de nós do governo vivemos estimulados pelos feitos vietnamitas na busca da independência nacional, nos anos 60 e 70."
  • G8: O presidente embarcou para a capital vietnamita do Japão, onde participou da reunião do G8, que corresponde ao grupo dos oito países mais ricos e influentes do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia).
  • Cansaço: Depois de cinco horas e 30 minutos de vôo, Lula chegou ao hotel visivelmente cansado. Segundo Garcia, o presidente teve dez encontros bilaterais durante o dia, além dos multilaterais.
Foto: Eduardo Nicolau: Agência Estado

Nenhum comentário: