segunda-feira, 14 de julho de 2008
Pilantropia
Publicado hoje no blog de Josias de Souza: O processo corre na 12ª Vara Federal de Brasília. Apura fraudes praticadas sob o manto da filantropia. Os malfeitos ocorreram num órgão que funciona no ministério do Desenvolvimento Social. Chama-se CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social. Tem poderes para dar isenção tributária a organizações filantrópicas. Descobriu-se que representantes de entidades de aparência insuspeita –de obras sociais a igrejas—se uniram a advogados, para ludibriar o INSS e a Receita. O caso veio à tona em 13 de março. Numa operação batizada de “Fariseu”, a Polícia Federal levou ao cárcere seis pessoas.
Dias depois, estavam soltos. E, decorridos exatos quatro meses, o episódio sumiu do noticiário, suplantado por outros escândalos. O processo segue, porém, o seu curso. Corre em segredo de justiça. A peça central dos autos é um relatório sigiloso da Polícia Federal. Tem 175 folhas.
O blog obteve uma cópia do documento. Contém diálogos inéditos. Foram captados por meio de grampos telefônicos feitos desde 2005. As conversas levadas ao relatório expõem o lado obscuro da filantropia no Brasil, convertida em pilantragem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário