quarta-feira, 25 de junho de 2008

Eleições suspeitas do Zimbábue: Líder da oposição sob ameaça

O líder opositor do Zimbábue, Morgan Tsvangirai voltou à embaixada da Holanda, na capital Harare, onde havia se refugiado no último domingo. Ele deixou o local para dar uma breve entrevista, mas, alegando sentir-se "ameaçado", voltou à embaixada. Na entrevista, ele pediu que a União Africana, apoiada pelas Nações Unidas, conduza um processo democrático no país. Ele também pediu um "acordo político negociado" antes do segundo turno das eleições presidenciais, marcado para a próxima sexta. Ele condicionou esse acordo, porém, à libertação de todos os presos políticos. O candidato oposicionista, Morgan Tsvangirai -que iria disputar a eleição contra o próprio Mugabe- retirou sua candidatura no domingo, alegando que a escalada da violência praticada pelo governo durante a campanha eleitoral colocou em risco a vida dos oposicionistas e tirou a legitimidade do processo.
  • Crise política: De acordo com a agência de notícias Efe, 200 pessoas foram detidas nesta quarta após uma nova batida da polícia em uma sede provincial do principal partido da oposição do país, o MDC - Movimento para a Mudança Democrática, informaram fontes da organização. Segundo o MDC, na batida foram detidos, principalmente, deslocados pela violência política que tinham se refugiado no edifício do partido.
  • Negociação: O presidente Robert Mugabe disseque está disposto a negociar com a oposição, mas só depois do segundo turno das eleições presidenciais, marcado para a próxima sexta, segundo a imprensa oficial.

Nenhum comentário: