quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ruth Cardoso: Discrição e intelecto refinados

  • A ex-primeira-dama Ruth Cardoso nasceu em Araraquara (SP) em 19 de setembro de 1930. Antropóloga de formação, foi professora da Universidade de São Paulo (USP). Como professora, lecionou na Universidade do Chile, Berkeley e Columbia, ambas nos Estados Unidos.
  • Ela estava casada havia 55 anos com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem teve três filhos. Ruth Cardoso publicou vários livros. Em 1995, durante o mandato do ex-presidente, fundou o programa Comunidade Solidária, de combate à pobreza e à exclusão social.
  • Ruth Cardoso tinha uma visão específica sobre a sociedade brasileira. De acordo com analistas, tinha um posicionamento político mais à esquerda do que o do marido. No site da ONG que fundou, a Comunitas, ela afirma que a "sociedade brasileira hoje não espera tudo do Estado". "O brasileiro toma a iniciativa, inova e experimenta. Parcerias entre múltiplos atores ampliam a eficiência e a sustentabilidade das ações sociais. O desenvolvimento do Brasil passa pelo investimento em capital humano e em capital social", ressaltou.
  • Conforme especialistas em política nacional, ela participou ativamente do governo do marido e também dos planos relativos à sua sucessão. Tanto em 2002 quanto em 2006, ela teria sido grande defensora da candidatura de José Serra, com quem tinha grande afinidade política.
  • Exílio: Durante o regime militar, a ex-primeira dama e o ex-presidente, então sociólogo, tiveram que se exilar no Chile e posteriormente na França.
  • Ela publicou vários livros. Em seus trabalhos acadêmicos, a antropóloga tratou de temas como imigração movimentos sociais, violência e trabalho.
  • Referência acadêmica e social: A obra A aventura antropológica: teoria e pesquisa, de autoria da ex-primeira-dama, tornou-se referência para os cursos de antropologia do país. O livro faz parte da bibliografia básica do assunto.
  • No estudo, Ruth se aprofundou na análise de conceitos e de procedimentos de pesquisa em antropologia. Já na introdução, ela escreveu: "A pesquisa é sempre uma aventura nova sobre a qual precisamos refletir."
  • Durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1994-2002), ela fundou, em 1995, e foi presidente do programa Comunidade Solidária, principal programa social do governo tucano.
  • Desde o fim do governo do marido, Dona Ruth - que não gostava de ser chamada de primeira-dama - vinha dedicando-se à família e à Comunitas.
  • Aspas: Em entrevista à revista "Veja", em 2004, ela disse achar a expressão primeira-dama um "americanismo desnecessário", que não faz parte da tradição brasileira. Ninguém nunca se lembrou de chamar de primeira-dama dona Sarah Kubitschek, que ocupou espaço num governo com grande visibilidade. Lá nos Estados Unidos, tem um significado tradicional. Aqui, não. Mas, como o termo já foi introduzido, agora não adianta reclamar", disse.
Foto: Gustavo Miranda/Agência O Globo

Nenhum comentário: