- A Conferência sobre a Segurança Alimentar Mundial, da FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação , começa hoje e vai ser um palco de discussão de soluções para a crise alimentar global causada pela alta dos alimentos. O fim dos subsídios agrícolas em discussão na Rodada de Doha da Organização Mundial de Comércio é uma solução para Lula. "Eu penso que chegou a hora de tomarmos atitudes. Uma das atitudes seria concluir o acordo da OMC -Organização Mundial do Comércio na Rodada de Doha, que os países ricos abram mão dos subsídios agrícolas que dão aos seus agricultores, que os Estados Unidos diminuam os subsídios", disse o presidente brasileiro.
- Petróleo: Como resolução mais imediata para crise alimentar, Lula destacará a necessidade de reduzir os preços altos do petróleo. Ele vai relacionar que o combustível encarece os custos com transporte e fertilizante. "Discutir, por exemplo, porque que o preço do petróleo pode implicar no aumento do custo do produto a partir do custo do transporte e a partir do custo da matéria prima que faz o fertilizante.
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Lula vai pedir fim dos subsídios agrícolas na FAO
Nesta segun da-feira, 2, o presidenteLula vai defender em conferência da ONU que os países ricos "abram mão" dos subsídios agrícolas para que o "alimento volte a se tornar acessível". "É importante que a gente comece a estabelecer uma estratégia de melhorar a produção de alimentos, aumentar a produção, e, sobretudo, tirar subsídios na agricultura dos países mais ricos que tornam praticamente impossível do mundo pobre vender comida à Europa. Não tem incentivo para produzir. Se conseguirmos fazer isso, estaremos criando condições para que o alimento volte a se tornar acessível", disse Lula, de Roma, em seu programa de rádio semanal "Café com o presidente".
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário